Aulas na Capital foram canceladas na sexta-feira (24)
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23), vários bairros de Porto Alegre sofreram com uma rápida inundação e alagamentos. Entre os locais afetados estão Menino Deus, Praia de Belas, Cidade Baixa, Santana, Centro, São Geraldo, Restinga e Floresta. O nível do Guaíba subiu novamente, alcançando 3,92 metros no Cais Mauá durante a tarde, após uma sequência de dias de tempo firme que permitiram que a água baixasse rapidamente.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que o problema foi causado pelo acúmulo de lixo e falhas nas estações de bombeamento. Durante a tarde, o prefeito Sebastião Melo tomou medidas emergenciais, incluindo o fechamento das comportas do Guaíba e a suspensão das aulas na rede pública na sexta-feira (24), com recomendações para a rede privada também interromper as atividades. Melo destacou que o volume de chuva foi excepcionalmente alto em um curto espaço de tempo.
A Zona Sul de Porto Alegre também não escapou dos alagamentos. Vias como a Cavalhada e a avenida Beira-Rio, próximas ao estádio, ficaram inundadas. O bairro Hípica, nas proximidades da Edgar Pires de Castro, também foi severamente impactado. Na Cohab Cavalhada, a água invadiu as residências e várias áreas da Restinga ficaram submersas.