Votação segue até o dia 26 de julho e pode ser realizado pelo site da Consulta Popular ou pelo Whatsapp (51) 3210-3939
A partir desta segunda-feira (20) até o próximo domingo (26) e a população pode votar em projetos para ganhar recursos no próximo orçamento do governo do Estado.
Através da Lei Estadual 11.179, o povo gaúcho passou a definir parte dos investimentos e serviços previstos anualmente na proposta orçamentaria do Estado. Processo este denominado como Consulta Popular.
Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral no município integrante do COREDE respectivo. Os eleitores poderão votar em apenas uma das ações constantes da cédula de votação.
A votação pode ser realizada pelo portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da GurIA, assistente virtual do portal rs.gov.br, no número (51) 3210-3939. Pelo WhatsApp a mensagem “Quero votar na Consulta Popular” deve ser enviada para realizar seu voto.
Para participar, o eleitor deve acessar o sistema com uma conta gov.br nos níveis bronze, prata ou ouro, todos habilitados para a votação. A orientação é conferir a senha de acesso, atualizar os dados cadastrais e testar o login antes do período de votação.
Caso a verificação em duas etapas esteja ativada na conta gov.br, é necessário desativar temporariamente durante o acesso ao sistema de votação.