Após receber o título, ele poderá participar de um eventual conclave para escolher o novo papa
O arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi anunciado como cardeal da Igreja Católica. Ele faz parte do grupo de cardeais anunciado no último domingo (6) pelo papa Francisco e é o único brasileiro entre os 21 novos cardeais que receberão o título no próximo dia 8 de dezembro, no Vaticano.
Entre as responsabilidades de um cardeal está o aconselhamento ao papa em decisões importantes sobre o futuro da Igreja, além da significativa tarefa de participar do conclave, a eleição que escolhe os novos papas. Este processo ocorre na famosa Capela Sistina, também no Vaticano, após o falecimento ou renúncia do papa.
Dom Jaime Spengler, de 64 anos, é natural do município catarinense de Gaspar. Com menos de 80 anos, ele entra para o Colégio Cardinalício com direito a voto em um eventual conclave, conforme estipulado pelo Direito Canônico.
Atualmente, o Brasil conta com seis cardeais eleitores: dom João Braz de Aviz; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner; o arcebispo de Salvador, dom Sérgio da Rocha; e o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa. Dom Jaime será o sétimo eleitor.
Dom Jaime será o 25º cardeal brasileiro, o sexto oriundo de Santa Catarina e o segundo a ser nomeado enquanto exerce a função de arcebispo da capital gaúcha. O primeiro foi dom Vicente Scherer, nomeado há mais de 50 anos.