Fiéis percorreram as principais ruas da cidade na procissão após missa campal
Cerca de 8 mil pessoas acompanharam a celebração de Corpus Christi em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (8). A Missa Campal, presidida pelo bispo diocesano Dom José Gislon iniciou às 15h, no largo da Catedral Santa Teresa D’Ávila, em frente a Praça Dante Alighieri. A estimativa de público foi divulgada pela assessoria de imprensa no começo da noite.
A Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus é uma data tradicional da Igreja Católica, para manifestar a fé publicamente com procissões e celebrações.

Após a celebração no centro de Caxias, os fiéis caminharam em procissão até a Igreja de São Pelegrino, no bairro de mesmo nome.
A caminhada saiu da frente da Catedral e passou pelas ruas Dr. Montaury, Visconde de Pelotas, Garibaldi, Marechal Floriano, Moreira César, Coronel Flores e por último passou pela Feijó Júnior, até a chegada em São Pelegrino. Na tradicional igreja de Caxias, iniciou, por volta das 18h uma segunda missa, de encerramento do dia santo.

Um dos pontos altos da data foi a doação de cobertores, por parte dos fiéis, para a campanha Hospedagem Solidária, que inicia na próxima segunda-feira (12). O programa de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, é promovido pela Diocese e segue até setembro.
Em 2022, mais de 500 homens foram atendidos pelo projeto e mais de 10 mil refeições foram distribuídas. Além de um espaço para dormir, as pessoas em situação de rua recebem jantar e café da manhã.

Frei Jaime Bettega, idealizador do projeto lembrou que esse é o momento de manifestar a fé, mas também de demonstrar a solidariedade. “Agradecemos a todos que contribuem de todas as maneiras para que consigamos manter o abrigo e as refeições em situação de rua na nossa cidade durante esse período de inverno e muito frio”, explica o religioso.
Conforme o frei Jaime, foram doados lençóis, cobertores. A coleta, em dinheiro, da Missa também será entregue integralmente à organização da Hospedagem.