O atendimento é inovador na região e será gratuito
Um novo atendimento especializado para as crianças irá iniciar na próxima semana em Caxias do Sul. Com uma proposta inovadora, o Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem da SMED (CEMAPE) deve atender estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. A inauguração oficial do local está prevista para esta terça-feira (28).
O centro multiprofissional oferece serviços psicopedagogos, fonoaudiologia, psicomotricista e atendimento integral aos estudantes com transtornos, os quais dificultam seu desenvolvimento e muitas vezes na escola não tem um rendimento significativo. O local irá atender 60 alunos por dia, de segunda a quinta, com 12 profissionais na área. O atendimento será gratuito.
A proposta é inovadora na região. A ideia partiu de um sonho antigo da rede de ensino caxiense há 15 anos. O projeto deu iniciou em 2023, quando ocorreu a troca de gestão na SMED, e essa gestão, entendendo a demanda das escolas, e entendendo que esse público está aumentando, fez com que a secretária de Educação, Flávia Vergani, criasse um grupo de estudos para que isso fosse efetivado para 2024.
Como irá funcionar?
Serão duas sessões de 45 minutos por semana. O local vai abrir às 08h ao 12h e das 13h às 19h, com uma média de seis profissionais em atendimentos com grupos de seis estudantes. Todos esses acompanhamentos serão gratuitos e as famílias vão ao centro com seus filhos, pois também irão participar das sessões, para que possam entendê-los e que consigam dar continuidade das atividades educacionais em casa.
Para a triagem no atendimento das crianças, foi feito um levantamento das escolas da rede. “Nós já imaginávamos que essa demanda ia ser grande. Então, o que fizemos? Enviamos um formulário para as escolas. É um formulário diagnóstico, onde cada escola respondeu quantos estudantes elas tinham com transtornos de aprendizagem, com laudo médico, quantos da manhã e quantos a tarde. A média foi de 8 a 10 estudantes por escola e estamos fechando uma média de 800 estudantes. Agora vamos enviar um novo formulário, que é o encaminhamento para ver quais estudantes as escolas vão apontar com maior necessidade e esses, inicialmente, vão ser atendidos aqui no centro” explicou Tatiana Vergani, coordenadora do Cemape.
O Cemape fica localizado na rua 20 de Setembro, 2217, ao lado da sede da Guarda Municipal.
Fotos: Wellington Frizon / Rádio Solaris