Evento com a presença de Ricardo Gomes ocorreu na segunda-feira (9)
A última reunião-almoço do ano da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), realizada na segunda-feira (9), contou com a palestra do atual vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes (ex-PL, hoje sem partido). Em sua apresentação, Gomes, que acompanhou o primeiro mandato do prefeito Sebastião Melo (MDB), abordou questões institucionais e as possíveis ameaças à liberdade de expressão, destacando que o Brasil enfrenta desafios que comprometem o progresso em áreas como infraestrutura, produtividade e redução da carga tributária.
Para o vice-prefeito, o funcionamento inadequado das instituições republicanas tem dificultado avanços importantes. Ele também demonstrou preocupação com propostas de regulamentação das redes sociais, avaliando-as como uma ameaça à liberdade de expressão e, consequentemente, à democracia. “Não existe democracia sem liberdade de expressão. E liberdade de expressão, se limitada, ela não existe”, afirmou Gomes.
Gomes fez ainda uma análise sobre a polarização política no Brasil, comparando o cenário atual a conflitos históricos, como a Revolução Farroupilha e a Revolução Federalista. Ele destacou que, apesar da radicalização de ideias, a violência deve ser evitada. “Debates duros e ofensivos podem ocorrer, mas o limite está na violência. Tentar impedir o confronto ao restringir opiniões não é democrático”, enfatizou.
O vice-prefeito anunciou que vai concluir seu mandato no final do ano e planeja voltar ao setor privado como advogado e consultor. No entanto, revelou a intenção de participar das eleições de 2026, com planos de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, assim que definir sua filiação partidária.
Ao abrir o evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, reiterou o compromisso da entidade com a defesa da liberdade de expressão, destacando sua importância para uma democracia forte e plural. Loro também apresentou um balanço das principais iniciativas da entidade ao longo de 2024. Entre os destaques estão o 1º CIC Connection, a Campanha SuperAção Serra Gaúcha, voltada à reconstrução da região após as enchentes, e a agenda de reuniões-almoço, que proporcionaram debates sobre temas cruciais para o desenvolvimento local e nacional.