Pesquisa identificou que aumento de preços de produtos e a data ter caído no final do mês motivaram a baixa
Apesar da pretensão de compras para a Páscoa no comércio caxiense ter sido apontada como maior neste ano em relação ao ano passado, o volume de vendas apresentou redução de 3,6%. Os dados foram apurados pela CDL Caxias com supermercados (58,3%) e lojas de doces (41,7%) da cidade, após a celebração. O tíquete médio chegou a R$ 198,30, 6,7% abaixo em relação ao ano passado.
Os ovos de chocolate ainda representaram a principal opção dos consumidores (41,3%), mas nos últimos anos vem crescendo a procura por produtos de menor valor. Em 2024, bombons ficaram em segundo lugar (26,4%), seguidos pelas barras de chocolate (17,6%), cestas de chocolate (8,9%) e coelho de chocolate (5,8%).
Entre os estabelecimentos ouvidos, 41,7% revelaram que as vendas foram iguais, enquanto que 37,5% disseram que foi pior e para 20,8% melhor. De acordo com a CDL Caxias, mesmo com o aumento de preços e o período do mês em que coincidiu a Páscoa – no último dia de março –, algumas pessoas buscaram opções mais baratas para não deixar a data passar em branco. Dessa forma, a entidade reforça a importância de o comércio proporcionar variedades de produtos e preços para conseguir atender a todos os gostos e bolsos, além de ações promocionais.
Dos lojistas que registraram redução ou vendas iguais ao ano passado, 32,1% apontaram o final do mês como principal motivador. Para 21,4%, o aumento no preço dos produtos impactou no momento da escolha, 17,9% optaram por produtos mais em conta e para 14,3% os clientes priorizaram outros gastos.
Daqueles que indicaram aumento nas vendas, 46,2% investiram em variedade de produtos e preços, 30,7% fizeram maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais e, por fim, 23,1% optaram por promoções. Do total de entrevistados, 76,9% afirmaram que decoraram o empreendimento com a temática de Páscoa, 39,4% investiram em anúncios nas redes sociais para divulgar a loja e os produtos, 21,2% utilizaram panfletos e 18% cartazes.
A maior procura pelas compras de Páscoa foi identificada uma semana antes, conforme 34,5% dos entrevistados. Já 31% indicaram que adquiriram produtos em dias próximos ou no dia da Páscoa. Já 24,2% apontaram compras 15 dias antes e 10,3% um mês antes.
O pagamento em dinheiro liderou como escolha para 40,50% dos caxienses. Em seguida o Pix foi opção para 25,70%, cartão de crédito 20,30% e cartão de débito 13,50%.