Primeira dose para 6 meses a 11 anos está temporariamente suspensa
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul alerta para a importância de os caxienses completarem o esquema vacinal contra Covid-19. Cerca de 35% da população elegível não voltou aos postos para tomar a terceira dose e 50% não tomou a quarta dose. Manter os reforços em dia é essencial para a prevenção de quadros graves da doença.
“Reforçamos a necessidade de vacinação contra covid, visando diminuir a circulação viral e o agravamento dos casos e diminuindo internações hospitalares e óbitos. Hoje é considerado esquema completo a aplicação do esquema primário (primeira e segunda doses) e os reforços (primeiro e segundo reforços), conforme calendário vacinal para cada idade. Com esquema vacinal completo é possível evitar o surgimento de novas variantes da covid-19, que aparecem nos momentos de baixa cobertura vacinal. Frisamos que a única proteção efetiva contra a covid é a vacina”, afirma Magda Beatris Teles, diretora técnica da Vigilância Epidemiológica.
Todas as pessoas de 12 anos ou mais devem tomar a terceira dose, no mínimo quatro meses após a segunda. Já a quarta dose (a partir de quatro meses após a terceira) deve ser feita por quem tem 25 anos ou mais e também por pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades, acamados, profissionais de saúde e também imunocomprometidos de 12 anos ou mais. O mesmo vale para quem se vacinou inicialmente com Janssen e se enquadra em algum dos critérios descritos. Para crianças de cinco a 11 anos o esquema é de duas doses e para as de seis meses a dois anos, três doses.
A Secretaria da Saúde também informa que a primeira dose para crianças de seis meses a 11 anos está temporariamente suspensa, enquanto o Município aguarda a chegada de novo lote destinado a esse público. A segunda dose para essa idade está garantida e é feita mediante agendamento.