Confira na reportagem o desvio que os romeiros terão que fazer no trajeto de Caxias até Farroupilha
O risco de novos deslizamentos de terra na região de Busa, em Farroupilha, tornou necessário criar um desvio para os romeiros que se deslocam de Caxias do Sul ao Santuário de Caravaggio neste sábado (25) e domingo (26). A Estrada Luiz Victório Galafassi apresentou desmoronamentos nas últimas semanas e, para evitar novos riscos, a via foi bloqueada e o desvio já está sinalizado no local. Devido ao bloqueio, o trajeto pela Estrada dos Romeiros se tornou aproximadamente 12km mais cumprido e o caminho total previsto é de 27km.
A Prefeitura de Farroupilha, através de seu corpo técnico ligado à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, e compostos por geólogos e engenheiros, esteve reunida na tarde desta sexta-feira (24), com as Forças de Segurança Municipais, composta pelo Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil, e representantes do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Devido as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o começo do mês, houve transtornos em alguns pontos.
Nesta sexta-feira, a equipe de geólogos voltaram a Estrada Luiz Victório Galafassi e constataram que, devido às chuvas das últimas 24h, o solo apresenta risco de um novo deslizamento. Por isso, visando a segurança das milhares de pessoas que irão ao Santuário, o colegiado decidiu pelo bloqueio total da via, tanto para veículos, quanto para pedestres.
Definiu-se, durante o encontro, como trajeto para os peregrinos que chegam vindos de Caxias do Sul, que a via alternativa será chegar no entroncamento da chamada Ponte dos Roman, e seguir pela Estrada Henrique Antônio Galafassi em direção ao Parque Santa Rita, utilizar a Avenida Vêneto até o acesso com a Rua Luiz Faguerazzi, depois a Rua São Vicente e após a Rodovia dos Romeiros, já próximo ao Posto de Atendimento da Unimed, tendo então trânsito livre até o Santuário.
O titular da pasta de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor Zanonato Filho, comentou sobre a tomada da decisão.
“Estamos pensando na segurança e na vida das pessoas. Sabemos da importância da Romaria de Caravaggio para todo o Rio Grande do Sul, em especial para a nossa Serra Gaúcha. Vamos ter equipes orientando os peregrinos e contamos com a compreensão de todos. O momento nos exigiu que isso fosse feito para que todos possam exercer a sua fé.”, disse.
Já nas primeiras da manhã deste sábado, 25 de maio, o ponto de bloqueio contará com placas, o Painel Informativo Luminoso, barreiras físicas e equipes de orientação.
Vale ressaltar que a Rodovia dos Romeiros, entre Farroupilha e o Santuário de Caravaggio, e os Caminhos de Pedra, estrada habitualmente utilizada por quem vem de Bento Gonçalves, está com os acessos liberados.
Os organizadores e as Forças de Segurança pedem compreensão da população e que estes respeitem as orientações passadas, visando a segurança de todos.
CONFIRA O MAPA ABAIXO COM O PERCURSO