Reunião foi realizada após Governo Federal comunicar desistência da obra
Prefeitos da Serra gaúcha se reuniram na manhã desta quarta-feira (24), em Nova Petrópolis, para definir alternativas de ligação entre Caxias do Sul e a região das Hortênsias. Participaram do encontro os prefeitos Jorge Darlei Wolf (Nova Petrópolis), Nestor Tissot (Gramado), Junior Freiberger (Feliz) e Luciano Klein (Picada Café). Também participaram representantes das CDL’s de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Gramado, além de empresários da região.
A reunião foi organizada depois que o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informou a desistência da construção da ponte provisória sobre o rio Caí, enquanto a travessia definitiva não fique pronta. Também estava confirmada a participação online do ministro dos Transportes, Renan Filho, que não se fez presente.
O objetivo do encontro foi deliberar sobre a construção de uma nova ponte provisória, visto a urgência da ligação entre os dois municípios, já que áreas como saúde, turismo, comércio, entre outras, dependem da travessia.
“Fiquei encarregado da questão ambiental para vermos uma alternativa de fazermos uma travessia. Enquanto isso também vamos melhorar o trajeto de Santa Lúcia do Piaí (Caxias) a Linha Brasil, em Nova Petrópolis, e também melhorar a descida pela ponte do Raposo para estabelecer ligação com Gramado”, disse Adiló. Um grupo de trabalho vai ser formado com representantes das prefeituras, empresários e com o Dnit para buscar uma solução o mais rápido possível.
Por fim, os cinco prefeitos assinaram um documento que será entregue à Defensoria Pública Federal – Caravana de Direitos na Reconstrução do RS relatando a importância do tema. As CDL’s de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Gramado também vão entregar um documento à Federação Varejista do RS solicitando auxílio.