O novo produto turístico fica no interior de Antônio Prado e foi apresentado durante a Semana municipal do Turismo
A Secretaria municipal de Turismo de Antônio Prado apresentou a um novo produto turístico na tarde de quarta-feira (30). O Parque Colonial Moinho Ghinzelli fica localizado em São Roque interior do município.
Um passeio guiado com Merendim del Molin foi realizado mediante reservas e conduzido pelo proprietário João Ghinzelli que contou a história da família e mostrou o funcionamento do Moinho aos presentes. “Este Moinho foi herdado do meu bisavô e está anexado a casa e este será um espaço para conservar a história da família Ghinzelli e ao mesmo tempo ofertar novas opções turísticas para Antônio Prado,” destaca João.
O Moinho iniciou sua história com Cesare Ghinzelli nascido em 1871 na cidade de Viadana, na província de Mantova, Itália. Imigrou para o Brasil no ano de 1878 em um passado de incertezas. Viveu um período na região da Sétima Légua, em Caxias do Sul, se deslocando novamente após alguns anos para uma nova região descoberta a pouco tempo, fundada em 1886, a sexta e última das chamadas antigas colônias da imigração italiana, denominada Antônio Prado.
Assim, com muito esforço e trabalho, construiu o Moinho Ghinzelli, por volta de 1894 na capela de São Roque. Moinho movido a água, produziu farinha de trigo, milho, descascando arroz e muitas outras atividades, as quais auxiliaram a desenvolver o município e criar as grandes famílias da região.
Criou seus filhos, sendo Estevão Guerino Ghinzelli como herdeiro, que deu continuidade aos trabalhos do moinho com muita dedicação e assim, também criou seus 9 filhos, e o mais novo, Luís Carlos Ghinzelli, herdou a propriedade onde a antiga casa e moinho estão localizados até os dias de hoje.
Agora, como em um novo tempo, o moinho continuará seus trabalhos, mantendo viva a história e a tradição, cultivando lembranças em meio a natureza e calmaria. O Moinho abrirá para visitação em breve. Acompanhe as novidades em @moinhoghinzelli.
Confira alguns registros: