Casos ocorreram em Presidente Lucena e Novo Hamburgo e envolvem vítimas idosas
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou um médico do trabalho, de 60 anos, por duas tentativas de homicídio doloso contra pessoas idosas, uma delas o próprio irmão, em Presidente Lucena, no Vale do Sinos. Os fatos ocorreram no dia 3 de março deste ano.
De acordo com a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça de Ivoti no dia 17 de março, o investigado atropelou uma vítima idosa enquanto se deslocava até a casa do irmão. Em seguida, já no local, tentou matar o familiar com golpes de objeto contundente.
Conforme o MPRS, os crimes são de competência do Tribunal do Júri e apresentam agravante pelo vínculo familiar, além de causa de aumento de pena pelo fato de as vítimas serem idosas. No mesmo procedimento, o Ministério Público solicitou ao Poder Judiciário a comunicação ao Conselho Regional de Medicina para eventual adoção de medidas administrativas, incluindo a possível suspensão do exercício profissional.
Também foi requerida a instauração de incidente de insanidade mental do acusado, pedido que foi deferido pela Justiça.
Antes dos fatos em Presidente Lucena, o médico também se envolveu em ocorrências em Novo Hamburgo, durante o deslocamento. Ele é investigado por outras cinco tentativas de homicídio por atropelamento.
A 3ª Promotoria de Justiça Criminal de Novo Hamburgo solicitou a redistribuição do inquérito policial para a 1ª Vara Criminal da comarca, com competência para crimes dolosos contra a vida, para que os casos sejam analisados pelo Tribunal do Júri. Segundo o MPRS, depoimentos de vítimas, imagens e a tipificação adotada pela autoridade policial indicam que as ações foram deliberadas.