Comunicador também compartilhou sua experiência na cobertura de conflitos e eventos internacionais
A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (4) contou com a presença do comentarista de política nacional e internacional e especialista em coberturas de conflitos, Rodrigo Lopes. O profissional abordou o tema “Os desafios políticos e econômicos de um mundo em transformação”, trazendo ao público caxiense reflexões importantes sobre o contexto geopolítico atual.
Ao longo da palestra, Lopes explorou tópicos como polarização política, influência das redes sociais no cenário global e as transformações na economia e geopolítica. Com base em sua experiência de quase duas décadas cobrindo eventos internacionais, incluindo conflitos recentes no Oriente Médio, ele compartilhou sua a visão sobre os desafios enfrentados no cenário internacional, destacando o impacto da transição de um mundo unipolar para multipolar, com novas potências assumindo papel de destaque.
Lopes destacou que o momento atual é marcado pela volatilidade e complexidade, exigindo uma capacidade de adaptação constante. “Estamos vivendo um processo de desglobalização, com descrédito nas instituições e um mercado global cada vez mais dividido. A economia da China e dos Estados Unidos estão fortemente interligadas, e as tensões comerciais entre os dois países podem ter consequências globais”, afirmou o jornalista. Ele também pontuou o impacto das redes sociais como ferramenta de empoderamento e desinformação, além dos desafios impostos pela inteligência artificial e pelas mudanças no mercado de trabalho.
Durante o evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, agradeceu a Lopes pela palestra esclarecedora, ressaltando a importância de promover debates sobre esses temas. “O cenário é, sem dúvida, desafiador, e ouvir novas perspectivas sobre o futuro é fundamental. Em nome da CIC Caxias, agradeço ao jornalista Rodrigo Lopes por trazer sua experiência do front e sua visão ampla sobre o mundo”, declarou Loro.