Órgão segue com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h
Na manhã desta terça-feira (19), foi inaugurada a nova sede do Procon em Caxias do Sul. O local que conta com uma área de 394 m², com uso comum de 213 m², 6 m de fachada e três vagas de garagem, já estava atendendo ao público desde o último dia 22 de janeiro, em decorrência de um incêndio ocorrido na antiga sede do órgão.
Com a aprovação dos membros do Conselho Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Comdecon), por meio do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, foram investidos R$ 3,9 milhões no novo espaço.
De acordo com o coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, os recursos do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor são provenientes de penalidades impostas pelo descumprimento da legislação, que devem ser destinados ao Procon; ou de ações de proteção e defesa do consumidor, que precisam ser aprovados posteriormente pelo Comdecon. Em sua fala, também destacou a importância da nova sede para a cidade. “É preciso ressaltar que, essa conquista da nova sede só foi possível em função do empenho e do bom trabalho da atual administração, o que agradeço ao prefeito Adiló. A nova sede apresenta espaço amplo, estruturado, com logística favorável que irá oportunizar mais comodidade e conforto aos consumidores caxienses”, argumentou Zauza.
“Esse processo foi submetido a todo rito legal, com aprovação unânime do Conselho, aprovação do Poder Legislativo, pela maioria dos vereadores… ou seja, tudo o que poderia ser feito de correto. E, hoje, nós temos a certeza que foi a medida mais acertada. Estávamos em uma sede sobrecarregada, que há tempo pedia uma reforma geral, de certa forma, muito mais descômoda do que esta, porque essa está no coração do bairro São Pelegrino. E esse ponto passa a ser uma sede que é patrimônio do Município, adquirida com um fundo que não pode ser destinado a outras coisas, que não aquilo que a legislação prevê. E isso traz um benefício enorme para o Município, porque paramos de pagar aluguel. É uma despesa que pode ser utilizada para outras coisas”, enfatizou o prefeito Adiló Didomenico.
Procon
Conforme dados do órgão, o Procon atende, em média, 110 consumidores diariamente, em diversas demandas. Somente em 2023 foram 27 mil atendimentos prestados. O índice de resolutividade chega a 70%.
A nova sede está localizada na Avenida Itália nº 109, bairro São Pelegrino, próximo à igreja. O atendimento ao público segue de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio dia. Nesse horário, o órgão também funciona para esclarecimento de dúvidas, através do telefone 151 ou do WhatsApp (54)99929-8190 (apenas mensagens). O consumidor também pode acessar a plataforma digital https://proconcaxias.com.br/ para registrar reclamações ou denúncias; ou enviar e-mail para o endereço eletrônico [email protected].