Paciente é uma cadela de 12 anos, que foi submetida ao procedimento de craniotomia
O Instituto Hospital Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul realizou pela primeira vez uma craniotomia, procedimento cirúrgico em que um retalho ósseo é temporariamente removido do crânio para dar acesso ao cérebro. O procedimento foi realizado no início do mês de fevereiro. A equipe realizou uma técnica de acesso ao lobo frontal da cadela para a retirada do tumor.
A paciente, uma cadela idosa, com 12 anos de idade, foi diagnosticada com tumor encefálico após um exame de tomografia. A cirurgia foi liderada pelo médico veterinário neurologista William Vasques. Além disso, contou com o envolvimento do médico veterinário Leonardo Smider e as médicas veterinárias anestesiologistas Juliana Lessa e Letícia Vanassi.
O exame de tomografia foi realizado dentro do IHVET pela médica veterinária e professora de Diagnóstico por Imagem do curso de Medicina Veterinária da UCS, Cláudia Giordani. O aparelho utilizado é do modelo ACT Vet de 16 canais, que permite a reconstrução de 32 cortes com imagens obtidas em alguns segundos, rapidez que reflete em redução do tempo de anestesia, diminuindo os riscos anestésicos ao paciente.