Crime aconteceu em outubro de 2022, na comunidade de São Bráz
O Júri Popular realizado nesta quinta-feira (21), no Fórum de Antônio Prado, condenou Firmino dos Santos Brum, de 42 anos, a 21 anos e seis meses de prisão pelo feminicídio de Luana Moreira Pereira, de 20 anos. O julgamento durou cerca de 10 horas, e a sentença foi lida pelo juiz Nilton Luis Filomena, por volta das 19h30min.
Luana foi morta em 30 de outubro de 2022, no município de Ipê, e seu corpo foi encontrado no dia 8 de novembro, submerso em um açude na comunidade de São Bráz. Santos foi condenado por homicídio qualificado por motivo fútil, feminicídio e menosprezo à condição de mulher, além de ocultação de cadáver.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Ipê encontra corpo de jovem que estava desaparecida
Segundo o promotor Stéfano Lobato Kaltbach, que representou a acusação, Santos negou o crime durante o julgamento. No entanto, o inquérito policial e as provas apresentadas confirmaram sua autoria.
Ele foi preso temporariamente em novembro de 2022, pouco após o corpo de Luana ser localizado. Depois, sua prisão foi convertida para preventiva, e desde então, ele permaneceu no Presídio do Apanhador, em Caxias do Sul. Após a condenação, ele passa a cumprir a pena provisória estipulada, até esperar o trânsito em julgado.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de feminicídio contra jovem em Ipê é preso temporariamente
Relembre o caso
Conforme as investigações, Luana e Santos mantinham um relacionamento extraconjugal. No dia do crime, motivado por ciúmes, Santos matou Luana, causando ferimentos no pescoço e na cabeça. Em seguida, ele tentou ocultar o corpo, amarrando uma pedra ao pescoço da vítima e jogando o cadáver em um açude localizado a cerca de 700 metros de sua casa.
Após 10 dias de buscas, a Polícia Civil localizou o corpo e identificou Santos como o principal suspeito. No dia 10 de novembro, a delegada Suélen Breda Panizzon solicitou sua prisão, que foi decretada e cumprida no mesmo dia. Desde então, Santos permaneceu detido até o julgamento e a condenação desta quinta-feira.