Mutirão formado por empresas de energia elétrica, internet, telefonia e TV por assinatura ocorrerá no dia 3 de julho para retirada do material
A vereadora pradense, Giovana Zanella (PP) realizou uma reunião na tarde de quarta-feira (19), na Câmara Municipal com a presença de representantes de empresas responsáveis pelos serviços de energia elétrica, internet, telefonia e TV por assinatura no município. Foram convidadas a participar, as empresas Adylnet, BRsulnet, Unifique e Oi, Rio Grande Energia (RGE) e Prefeitura Municipal.
A pauta do encontro foi a necessidade da retirada de fiações inutilizadas que seguem penduradas e soltas nos postes gerando poluição visual e riscos a pedestres e motoristas em diversos pontos da cidade.
A vereadora explicou que nesta conversa ficou definido um mutirão previsto para ocorrer no dia 3 de julho em que as empresas se comprometem a fazer a retirada dos fios que deve iniciar na Rua do Lupi e seguir sentido a Avenida Presidente Castelo Branco. Em caso de chuva o trabalho será transferido para outra data.
Giovana salienta que outros mutirões devem ocorrer, uma vez ao mês, em diversos pontos do município e a Secretaria Municipal de Obras auxiliará os trabalhos.
O assunto já foi tema de um Projeto que tornou-se Lei Municipal em 2023 e trata sobre a responsabilidade da manutenção, uso e retirada de cabos, fios e equipamentos na rede de postes em áreas abertas e de circulação pública em Antônio Prado.
A lei diz que pessoas jurídicas, concessionárias, permissionárias, terceirizadas, empresas estatais ou privadas prestadoras de serviços de energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, internet ou qualquer outro serviço ou produto, relacionado ao uso da rede aérea fixada em postes, são obrigadas a realizar a manutenção ou alinhamento adequado dos cabos e fios e realizar a retirada caso não estejam mais em uso.