No Rio Grande do Sul, cinco cidades têm segundo turno, entre elas, Caxias do Sul
Neste domingo (27), os eleitores de 51 cidades brasileiras voltam às urnas para o segundo turno das eleições municipais de 2024. O segundo turno ocorre somente em municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum dos candidatos alcançou 50% dos votos no primeiro turno, realizado no último dia 6.
Em jogo estão as administrações de cidades importantes, incluindo cinco municípios no Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Canoas. Os prefeitos eleitos assumem os cargos em janeiro de 2025, para um mandato de quatro anos.
A Rádio Solaris fará uma cobertura especial durante todo o dia, com uma transmissão ao vivo a partir das 16h, trazendo a apuração completa dos resultados. A cobertura vai estar disponível nas emissoras do Grupo Solaris, no canal do YouTube Grupo Solaris e nas redes sociais Facebook e Instagram (@solaris991fm).
LEIA TAMBÉM: Rádio Solaris realiza cobertura especial do segundo turno em Caxias do Sul
Cenário Eleitoral no Rio Grande do Sul
Porto Alegre: O prefeito atual, Sebastião Melo (MDB), busca a reeleição e disputa com a candidata Maria do Rosário (PT).
Caxias do Sul: A cidade serrana é palco de um duelo entre Adiló Didomenico (PSDB), prefeito atual, e Maurício Scalco (PL).
Pelotas: Na cidade do sul do estado, Fernando Marroni (PT) tenta retornar à prefeitura contra Marciano Perondi (PL).
Santa Maria: A cidade vê uma disputa entre Valdeci Oliveira (PT), ex-prefeito e deputado, e Rodrigo Decimo (PSDB).
Canoas: A decisão está entre o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), e Airton Souza (PL).
Informações para o eleitor
O horário de votação vai das 8h às 17h (horário de Brasília). Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como RG, carteira de motorista, passaporte ou carteira de trabalho. Quem preferir também pode usar o aplicativo e-Título, que dispensa o documento físico para eleitores com biometria cadastrada.
Contexto nacional
No país, outras capitais e centros urbanos de diferentes regiões também terão segundo turno, incluindo a cidade de São Paulo.