A única de saida de Nova Roma do Sul ou chegar até a cidade é pela RS-448, sentido a Antônio Prado.
A queda da quase centenária ponte de ferro que liga Farroupilha à Nova Roma do Sul através da ERS-448, na tarde desta segunda-feira (04), causou mais do que comoção na população do município de cerca de quase 4 mil habitantes.
Conforme o prefeito Douglas Fávero Pasuch, a situação é uma “tragédia”, em razão da cidade ter ficado ilhada já que além da obstrução da ponte, também a balsa que liga Nova Roma a Nova Pádua está interditada em razão das cheias do Rio das Antas.
Em entrevista para a Rádio Solaris 99.1 FM, o prefeito lamentou a situação: “Primeiro de tudo, depois do que aconteceu hoje nós só temos uma ligação no momento ao nosso município, que é por Antônio Prado. Todas as outras ligações estão interditadas, as duas balsas paradas e a ponte a água passou por cima e a levou”.
O prefeito lembrou que o último incidente na estrada ocorreu em 2020, quando um deslizamento de terra também deixou a cidade ilhada, entretanto houve uma opção de caminho por Pinto Bandeira. Desta vez a previsão é pessimista o prefeito disse que a economia da cidade vai parar. “Se nós não conseguir reestabelecer de imediato nós vamos ter sérios prejuízos e pode parar a economia da cidade”.
Além do prejuízo econômico, o prefeito comentou sobre a perda da ponte considerada um símbolo da cidade. “Era a nossa história, O sentimento hoje é de luto. É um sentimento de perda de algo que era nosso além do que nos representa”, lamenta.
Em contato com Eduardo Leite, o prefeito Douglas Pasuch recebeu informação de que o governador estará na região nesta terça-feira (4), para avaliar os estragos da enchente.