Trânsito foi liberado desde às 16 desta terça-feira (24), véspera de Natal
Foi inaugurada por volta das 16h desta terça-feira (24), a nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves. O trânsito entre as duas cidades da Serra estava interrompido desde o início de maio de 2024. No dia 15 daquele mês, a força das águas do Rio das Antas cobriu e levou a estrutura. Foram pouco mais de sete meses de espera até a véspera de Natal que marcou a reconeção entre as duas cidades.
Veículos leves e de carga pesada de até 45 toneladas podem passar pelo local. A ponte tem quatro metros de altura e é de pista única, ou seja, é preciso que os veículos de um lado da estrutura atravessem primeiro, para depois dar espaço a quem vem na direção contrária.
Apesar de já inaugurada para a população em geral, a cerimônia de inauguração oficial está marcada para ocorrer no próximo sábado (28), às 9h.
Os recursos para a construção da travessia foram arrecadados pela Defesa Civil dos municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves e Associação Comercial Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV), contando com a ajuda da população que se mobilizou com doações. As empresas JB Engenharia e Alsus Infra foram as executoras da obra. A ponte foi construída pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, nos mesmos moldes da Ponte da Cooperação, que liga Caxias do Sul e Nova Petrópolis, sobre o Rio Caí, desde 20 de setembro.

Ainda em 14 de dezembro, a comunidade de Cotiporã presenciou a inauguração de outra ponte do município: a ligação entre Cotiporã e Dois Lajeados, que também havia sido interrompida com a enchente de maio. Apesar de muitos transtornos enfrentados ao longo de 2024, os moradores locais comemoram a finalização de duas obras fundamentais em tempo recorde.
Leia também: Nova ponte sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis na BR-116 é inaugurada