Base ficará no Quartel dos Bombeiros do bairro Cruzeiro e ampliará a atuação dos socorristas, beneficiando mais de 100 mil pessoas
As obras no Quartel dos Bombeiros do bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, que sediará a inédita descentralização do Samu Regional, iniciaram na semana passada e estão avançando. A previsão de conclusão é de até um mês, segundo o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rafael Bueno, que já encaminhou a ampliação da parceria para uma base no Desvio Rizzo, também no Quartel dos Bombeiros.
Bueno, junto com o secretário municipal de Obras, Lucas Suzin, e o diretor-geral do SAMU, Durval Júnior de Oliveira, visitaram a base do Cruzeiro para acompanhar o andamento dos trabalhos. Funcionários da SMO estão executando os serviços. “Reiteramos que é uma ação inédita para Caxias do Sul, a primeira descentralização do Samu Regional, ampliando a área de atendimento para os bairros. Agradeço à Secretaria de Obras, por meio do Suzin, sempre pronto a colaborar com as demandas da saúde e que, junto com sua equipe, estão fazendo toda a reforma no Quartel dos Bombeiros”, destacou Bueno.
Para Suzin, essa parceria traz bons frutos para a população. “A comunidade caxiense pode contar com a Secretaria de Obras, e agradeço especialmente à equipe que atende a região do Bairro Cruzeiro, que se colocou à disposição para realizar esse trabalho, mesmo não sendo rotineiro para eles”.

Acordo
A parceria entre o Município, por meio da SMS, com o Corpo de Bombeiros Militar, qualificará e otimizará o atendimento do Samu. Um termo de cooperação foi assinado depois de as tratativas iniciarem no final de dezembro.
Uma ambulância de suporte básico será alocada na base do Bairro Cruzeiro com funcionamento todos os dias da semana, das 8h às 20h. Após, as equipes de plantão do Samu irão suprir as demandas por meio da base central.
Esta iniciativa foi motivada pelo elevado número de atendimentos registrados naquela região e pela perspectiva de redução significativa no tempo de resposta para casos de urgência e emergência.
A próxima descentralização prevista será no Desvio Rizzo, e há tratativas para levar a base do Samu para a zona norte e o interior.