Demanda histórica da comunidade avança com definição de área, promessa de reforço no efetivo e busca por recursos para viabilizar a estrutura
A instalação de um quartel do Corpo de Bombeiros na Zona Sul de Caxias do Sul voltou a ser pauta de mobilização comunitária e política. A demanda, considerada histórica pelos moradores da região, ganhou novos avanços nos últimos meses, com a definição de uma área para a implantação da estrutura e a expectativa de reforço no efetivo da corporação.
O tema foi destacado pelo vereador José Abreu Jack, representante da região Sul e morador do bairro Consolação. Segundo ele, a Zona Sul concentra atualmente cerca de 200 mil habitantes e enfrenta carências em diferentes áreas da infraestrutura pública.
“A Zona Sul é a região que mais cresce da nossa cidade. O quartel dos Bombeiros é uma reivindicação antiga da comunidade e nós abraçamos essa luta porque sabemos da importância que ela tem para a população”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, o terreno destinado ao futuro quartel está localizado na rua Walter Carlos Afonso, no bairro Aeroporto. A área, segundo ele, possui localização estratégica e a documentação para a cessão ao Estado está em fase de encaminhamento.
Um dos principais entraves para a implantação da unidade era a falta de efetivo. Conforme o vereador, após reuniões com representantes do Governo do Estado, foi anunciada a destinação de 60 novos soldados para Caxias do Sul.
“A nossa maior dificuldade era o efetivo. Com a garantia desses novos soldados, acredito que mais de 60% da meta para trazer o quartel para a Zona Sul já foi alcançada”, destacou.
Jack também informou que a busca por recursos financeiros segue em andamento. Segundo ele, uma emenda parlamentar de R$ 500 mil foi destinada pelo deputado federal Afonso Motta para auxiliar no projeto. Paralelamente, há estudos para viabilizar a locação de um espaço provisório enquanto a estrutura definitiva não é construída.
“Enquanto não sai o pavilhão definitivo, que tem um custo estimado em cerca de R$ 1,5 milhão, estamos estudando alternativas para instalar o quartel o mais rápido possível”, explicou.
Além do combate a incêndios, o vereador ressaltou que a presença dos Bombeiros na região contribuiria para reduzir o tempo de resposta em acidentes de trânsito, atendimentos pré-hospitalares, enchentes e deslizamentos. A proximidade com a BR-116 e com áreas de grande circulação de veículos é apontada como um dos fatores que reforçam a necessidade da estrutura.
“O tempo de resposta faz toda a diferença. Muitas vezes, atravessar a cidade em horários de grande movimento significa perder minutos importantes em uma ocorrência”, observou.
A mobilização também conta com apoio popular. Um abaixo-assinado em defesa da instalação do quartel já ultrapassou 3 mil assinaturas, segundo o parlamentar. Uma frente parlamentar formada por vereadores acompanha o tema e articula uma audiência pública para discutir o projeto.
“Essa não é uma luta de um vereador ou de um partido. É uma demanda da comunidade. Nós só vamos parar quando o quartel estiver funcionando na Zona Sul”, afirmou Jack.
O vereador acrescentou que a instalação da unidade beneficiaria não apenas os bairros da região Sul, mas toda a cidade, ao ampliar a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros e reduzir a sobrecarga das estruturas já existentes em Caxias do Sul.