Com entrada gratuita, concerto da Orquestra Municipal de Sopros terá como solista a pianista egressa da UCS Olinda Allessandrini
O UCS Teatro será palco nesta quinta-feira (14), às 20h, para o concerto “100 anos da composição Rhapsody in Blue”, da Orquestra de Sopros da Secretaria Municipal da Cultura. A apresentação que homenageia a obra do compositor e pianista norte-americano George Gershwin, um dos mais importantes do século XX, ocorre com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e terá a participação especial da pianista Olinda Allessandrini. A entrada é franca, sem necessidade da aquisição de ingressos.
A composição de Gershwin conecta o piano jazzístico, elementos das big bands de jazz e a música de concerto para orquestras, promovendo o encontro entre o popular e o erudito. “Essa composição é um encontro entre o Jazz, que é um estilo musical popular, com a música de concerto. Então essa música é realmente singular dentro da história da música norte-americana, especialmente, porque ela juntou o Jazz à música clássica. O compositor George Gershwin foi um dos primeiros a criar uma peça no estilo jazz-concerto, muito inovadora para época”, destaca o gerente da Unidade de Música, Diego Lunelli.
A formação instrumental da Orquestra de Sopros, que conta com trombones, trompetes, oboés, clarinetes, fagote, flautas, trompas, tubas, saxofones e contrabaixos, recebe a parceria do piano com a solista Olinda Allessandrini, uma das mais versáteis e conceituadas pianistas brasileiras. Seu repertório abrange uma vasta escolha de obras para piano solo, além de música de câmara e concertos com orquestras. Olinda participa de festivais nacionais e internacionais de piano e de palestras, além de colaborar com jornais, revistas digitais e livros editados. Egressa do curso de piano pela Escola de Belas Artes da UCS, a musicista foi a primeira aluna da instituição a receber seu diploma com láurea. Ela ainda participou dos dois CDs independentes da Orquestra da UCS, lançados em 2014 e 2017.