Comparado ao ano de 2019, ano anterior a pandemia 2023 contabiliza um aumento de 368,36% no turismo
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Comércio e Turismo de Antônio Prado aponta um crescimento gradativo do turismo nos últimos três anos. Os dados indicam que o número de turistas supera os patamares obtidos em 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19.
Uma das formas de mensurar o crescimento do turismo é através do Livro de Presenças do Museu Municipal – Casa da Neni. De janeiro a abril de 2019, o Museu registrou 670 visitantes, no mesmo período de 2022 foram 1.275, já em 2023 foram 2.468. Ou seja, em relação ao período de janeiro a abril de 2019, o mesmo período de 2023 contabiliza o aumento de 368,36% no turismo.
Segundo a secretária de Comércio e Turismo, Patrícia Schenkel a assinatura nos Livros de Presenças é voluntária, e muitas vezes apenas um membro da família assina o mesmo, mas mesmo assim é um importante indicador de dados. “Turismo é um produto intangível, mas possui formas de mensuração, como os livros de presenças, hospedagem na rede hoteleira e em sites como o Airbnb, demanda gastronômica, agendamentos feitos por agências de viagens, entre outros”, explica a gestora, destacando em todos esses seguimentos foi possível perceber o aumento de turistas.
De acordo com a gestora o aumento é resultado dos esforços da Administração Pública em realizar diversas ações de fomento ao turismo, como criação de novos roteiros, organização do “produto Antônio Prado” e aumento na divulgação, criação de políticas públicas para o turismo, bem como a busca constante de parcerias com entidades e trade turístico.
As atividades desenvolvidas pela Secretaria de Comércio e Turismo podem ser conferidas no site oficial pelo Facebook e Instagram.
Fonte: Mayara Farias – Ascom Turismo