Entre os indicados para assumirem secretarias de Caxias do Sul, está o ex-prefeito Flávio Cassina e o ex-prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti
O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB), anunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º), seis mudanças na composição do secretariado municipal. As alterações foram comunicadas em coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre da prefeitura. As pastas do Meio Ambiente, Urbanismo, Habitação, Recursos Humanos e Logística, Turismo, e a Coordenadoria de Comunicação terão alterações de secretários. Os nomes anunciados tomam posse nesta quinta-feira (2), às 10h.
“Montamos um secretariado forte no início do governo, que enfrentou momentos difíceis como a pandemia e falta de recursos. Agora, depois de passada a primeira metade do governo, estamos fazendo alterações para mudar um pouco a dinâmica das secretarias, sem desmerecer o trabalho de ninguém. Alguns (que deixam a pasta) seguem na secretaria fazendo um trabalho colaborativo”, explicou Adiló.
Entre os nomes que devem passar a compor a administração, está o ex-prefeito de Caxias, Flávio Cassina. Ele assume, de forma interina, a Secretaria Municipal de Habitação. Cassina assume o posto ocupado até então por Carlos Giovani Fontana. Na coletiva, Adiló confirmou que fez um convite para o vereador Wagner Petrini (PSB) e, se o partido aceitar, ele poderá assumir, de forma definitiva, o comando da pasta.
Outro nome anunciado por Didomenico foi o do ex-prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti. Ele assume no lugar da Secretaria de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis, que deve continuar trabalhando na pasta, mesmo após a troca de comando.
O secretario João Uez, que nos dois primeiros anos do atual governo trabalhou na Secretaria de Urbanismo, deve assumir a Secretaria de Meio Ambiente, que era chefiada João Osório Martins. O prefeito confirmou que Osório também continuará trabalhando no Meio Ambiente. No lugar de Uez na Secretaria de Urbanismo, foi indicado o engenheiro civil Giovani Fontana.
Para a Secretaria de Turismo, Ricardo Daneluz foi indicado para compor o governo. Por isso, o vereador do PDT deixa a Câmara para assumir o cargo ocupado por Enio Martins. Na vaga de Daneluz na Câmara de Vereadores, tomará posse como vereador o primeiro suplente do partido, Lucas Diehl, que foi escolhido como novo líder do governo na Câmara. Apesar de ter um secretário e de assumir a liderança na Câmara, o PDT já anunciou que não irá fazer parte da base governista. O último nome anunciado por Adiló foi o de Márcio Serafini, que comandará a Coordenadoria de Comunicação.
Além disso, ele confirmou que novas mudanças no secretariado estão previstas para acontecer, mas não informou quais. No entanto, o prefeito disse estar em tratativas para o MDB, para que o partido indique o vereador Felipe Gremelmaier para assumir a Secretaria de Cultura, hoje chefiada por Magali Quadros.
CONHEÇA OS NOVOS SECRETARIOS
Secretaria do Meio Ambiente – JOÃO UEZ
Graduado em Direito, iniciou como voluntário aos 11 anos, no gabinete do então vereador Francisco Spiandorello. Estagiário na Secretaria Municipal do Urbanismo de 2009 a 2011. De 2013 a 2016 atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, assumindo a pasta por diversas vezes, se tornando o secretário mais jovem da história de Caxias com 22 anos. Assessor da bancada do PSDB em 2012 e de 2017 a 2019. Foi secretário municipal de Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Receita, Governo, Gestão e Finanças, Urbanismo e Chefe de Gabinete em 2020. Nos dois primeiros anos do governo Adiló foi secretário do Urbanismo.
Secretaria de Urbanismo – GIOVANI FONTANA
Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Tem especializações em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia e em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações. É Conselheiro Titular na Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS). Atuou na Secretaria Municipal da Habitação por 10 anos, onde exerceu os cargos de diretor de Departamento, diretor-geral e secretário. Nos dois primeiros anos do governo Adiló foi secretário de Habitação.
Secretaria de Habitação – FLÁVIO CASSINA (interino)
É formado em Direito e técnico em Contabilidade. Há mais de 55 anos é comerciante e sócio da Casa das Armas. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e da Habitação. Elegeu-se vereador nas legislaturas 2013/2016 e 2017/2020. Em 2015 e em 2019 presidiu a Casa. Em diversas oportunidades, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Em 2020 foi prefeito de Caxias do Sul.
Secretaria de Recursos Humanos e Logística – RONALDO BONIATTI
É empresário, diretor-executivo e sócio da Bonimar Alimentos. – Ex prefeito, vice-prefeito e secretário de Educação e Turismo de Nova Pádua. Foi Vice-Presidente da FAMURS – Federação dos Municípios do Estado do RS. Também conselheiro Administrativo do CEASA Serra – ADCOINTER, e diretor do Centro Empresarial de Flores da Cunha. Fez MBA na FGV em Gestão Empresarial.
Secretaria de Turismo – RICARDO DANELUZ
É bacharel em Hotelaria pela UCS com formação em Turismo Rural pelo SENAR. Foi subprefeito do distrito caxiense de Vila Oliva (2013-2016). Foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato de vereador, na XVII Legislatura (2017-2020). Em 2017 e 2019, presidiu a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, do Legislativo. Também liderou a Comissão Comunitária de anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul. Durante o ano de 2020, presidiu o Legislativo Caxiense. Por oito dias, no mês de janeiro, foi prefeito em exercício. Em 2020 foi eleito novamente vereador.
Coordenadoria de Comunicação – MÁRCIO SERAFINI
É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UCS e pós-graduado no Master em Comunicação pelo ISE Business School, em São Paulo. Começou como repórter na Folha de Hoje. Atuou por 20 anos em veículos do Grupo RBS, como repórter, editor e colunista nas áreas de política, esportes, economia e geral. Implantou e coordenou a rádio Gaúcha Serra e foi editor-chefe do Pioneiro. Em 2016, passou a coordenar a CBN em Florianópolis e integrou o comitê editorial da NSC, sucessora da RBS em Santa Catarina. Entre maio de 2021 e dezembro de 2022, foi diretor de imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação de Santa Catarina.