Estrutura temporária vai conectar as cidades de Caxias do Sul e Nova Petrópolis após colapso de ponte durante chuvas
Na última terça-feira (11), chegou ao canteiro de obras a ponte metálica provisória que vai restabelecer o tráfego entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis sobre o Rio Caí. Transportada pelo Exército Brasileiro em 21 veículos pesados, incluindo sete bitrens, a estrutura partiu de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, e passou por Lages (SC) antes de chegar à Serra Gaúcha.
Pesando cerca de 175 toneladas, a ponte deve servir como uma solução paliativa e temporária para o deslocamento na BR-116 entre as duas cidades, após a antiga ter cedido durante as chuvas do mês passado. Denominada Logistical Support Bridge (LSB), a ponte provisória tem capacidade para suportar até 80 toneladas e possui 60 metros de comprimento.
SAIBA MAIS: Pilar central cede e ponte do Rio Caí pode cair a qualquer momento entre Caxias e Nova Petrópolis
As partes montáveis da estrutura começaram a ser descarregadas na quarta-feira (12). Enquanto isso, uma empresa privada está realizando a terraplanagem . As equipes do Exército aguardam a conclusão das obras nas cabeceiras da ponte, nos lados de Vila Cristina e São José do Caí, pela empresa contratada pelo DNIT. A previsão é que esta etapa da obra seja finalizada até domingo (16).
Setenta homens do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Aquidauana, vieram ao Estado para realizar a intervenção na rodovia. O Exército Brasileiro estima que a instalação da ponte provisória possa ser concluída no prazo entre 12 a 15 dias, caso não haja imprevistos climáticos.
1 comentário
Esa ponte é que vai também a nova prata?