Programação especial começa às 19h com missa na Igreja Matriz de Flores da Cunha, seguida de jantar com menarosto no Salão Paroquial
A inauguração das obras do restauro e requalificação do campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Flores da Cunha, já tem data marcada. O evento, aberto ao público, ocorre no dia 11 de março, a partir das 19h.
A programação começa com a missa na Igreja Matriz, seguida da inauguração oficial, que contará com a presença de autoridades, patrocinadores, além de representantes da Secretaria Estadual da Cultura e equipe que desenvolveu e executou o projeto.
Durante o evento ocorre a apresentação do pianista Rodrigo Soltton e um show de luzes e o toque dos sinos. Além disso, o público poderá visitar o memorial, além de apreciar a exposição ‘Paisagens Históricas’, resultado das Oficinas de Educação Patrimonial realizadas em setembro de 2022.
Após a inauguração, haverá um jantar com menarosto no Salão Paroquial. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com Renata, pelo número (54) 9 9928-2411.
Na ocasião, também haverá distribuição e lançamento oficial do livro “A História de um Gigante”, que narra o processo para que a construção saísse do papel e também a relação do campanário com a história e a comunidade florense.
Sobre o Projeto de Restauro do Campanário
O projeto de Restauro e Revitalização do Campanário de Flores da Cunha foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura.
O processo de restauro engloba ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas, nova cruz e nova acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno imediato.
Além das intervenções de conservação e qualificação do Campanário, o projeto também possui uma exposição no térreo, duas Oficinas de Fotografia e a publicação do livro “A História de um Gigante”, com o objetivo de valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste material que preserva a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e patrimônio cultural de Flores da Cunha.
O projeto conta com o patrocínio das empresas Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense. As obras de restauro são promovidas pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e contam com apoio da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.