Atualmente, os cemitérios pertencem à Mitra Diocesana de Vacaria e a manutenção é realizada pelo poder público
A possibilidade de municipalizar os Cemitérios de Vila Segredo e São Paulino no interior de Ipê foi tema de reunião realizada na segunda-feira (27), no gabinete da Prefeito de Ipê. O encontro foi coordenado pela vereadora Celica Vebber (PT), após ouvir a demanda de famílias e lideranças das comunidades e da Mitra Diocesana.
Atualmente, os cemitérios pertencem à Mitra Diocesana de Vacaria e a manutenção é realizada pelo poder público. De acordo com a vereadora Celica, há a necessidade não apenas da regulamentação burocrática é preciso que o poder público, em conjunto com a comunidade, olhe com carinho para este assunto, pense e planeje os cemitérios agora e a longo prazo, e que a memória e a história dessa comunidade sejam preservadas”, declarou ela.
Agora, o tema seguirá para análise técnica da Administração Municipal bem como para encaminhamentos e formalizações junto à Mitra Diocesana.
Participaram da reunião o bispo de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, o ecônomo diocesano, Adir Reginato, o vice-prefeito de Ipê, Carlos Zanotto, os secretários municipais de Obras, Ramir Tamagno, de Turismo, Adriana Lovatel, o advogado Marcos de Alexandre, o presidente da Associação Pro-Segredo, Juarez Righez, os párocos frei Clair Zampieron e o padre Osvaldo Carvalhosa, além de lideranças dos distritos de Segredo e São Paulino, Roseli Longhi Marcon, Lorena D. Toigo, Valeri Stedille, Valdecir Marcon e Albino Toigo.