Instituição promove Dia de Portas Abertas nesta sexta-feira (14) para celebrar a data
O Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul, comemora 65 anos de atuação na próxima sexta-feira (14). Para marcar a data, a entidade realiza um Dia de Portas Abertas, convidando a comunidade a conhecer suas instalações e iniciativas. Das 8h30min às 17h30min, os visitantes poderão interagir com os residentes, cadastrar-se como voluntários, aderir ao programa de apadrinhamento e realizar doações. Às 16h, será celebrada uma missa em homenagem ao aniversário, aberta ao público.
História e atuação
Fundado em 1960 pela Terceira Ordem Franciscana Secular, o Lar da Velhice surgiu do esforço coletivo para oferecer um espaço digno a idosos em situação de vulnerabilidade. Desde então, mantém o compromisso com o cuidado humanizado e a qualidade de vida dos residentes, sendo a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) mais antiga de Caxias do Sul.
Ao longo dos anos, a entidade expandiu sua capacidade de acolhimento e, atualmente, atende 80 residentes, oferecendo assistência integral. A equipe multidisciplinar conta com médica, enfermeiras, técnicas de enfermagem, cuidadoras, fonoaudióloga, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e educadora física.
Além dos profissionais da saúde, o funcionamento da instituição depende de diversas áreas, incluindo administração, captação de recursos, recursos humanos, manutenção, higienização, cozinha e transporte. O trabalho voluntário também é essencial, com a participação de dentistas, cabeleireiros, manicures, auxiliares de cozinha e instrutores de oficinas de artesanato, entre outros.
Envelhecimento da população
De acordo com o Censo Demográfico 2022, o número de brasileiros com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em 12 anos, atingindo 10,9% da população total – o maior percentual já registrado. No Rio Grande do Sul, o envelhecimento populacional também é expressivo: mais de 20% dos gaúchos têm mais de 60 anos.
O presidente do Lar, Oidi Luiz Galeti, destaca a importância do acolhimento aos idosos e a necessidade de planejamento para o futuro. “Uma sociedade que cuida dos seus idosos com zelo e consideração está semeando o próprio futuro. A expectativa é de que as pessoas vivam cada vez mais. Quem cuidará de quem hoje é jovem? Precisamos entender o Lar da Velhice com uma visão também de futuro. Tudo o que construímos até hoje serve de modelo para outras instituições, e estamos sempre abertos a melhorias”, reflete.
Infraestrutura e necessidade de doações
Nos últimos anos, o Lar tem investido em infraestrutura para proporcionar mais qualidade de vida aos residentes. As principais melhorias incluem a nova ala de saúde, inaugurada em 2022; a reforma da ala de alimentação, inaugurada em 2023; e a nova ala de convivência, entregue em 2024. As reformas foram viabilizadas por meio de projetos específicos, com destinação de impostos de empresas parceiras.
O coordenador do Lar, Valdir Costella, reforça o apelo por apoio. “Pedimos para que mais pessoas e empresas se tornem parte dessa rede solidária, contribuindo para um acolhimento digno e de qualidade para aqueles que ajudaram a construir a história da cidade”, diz.
Para manter suas atividades, o Lar depende da solidariedade da comunidade. A instituição conta com o apoio da rede Amigos do Lar, formada por pessoas físicas e jurídicas que realizam doações regulares.
São aceitas doações de alimentos, fraldas geriátricas, produtos de higiene e limpeza, que podem ser entregues diretamente na sede do Lar, localizada na Rua Antônio Pieruccini, nº 85, bairro Marechal Floriano, em qualquer horário.