Ministro do Esporte afirma que não há segurança para a delegação em solo americano; país estava sorteado no Grupo G com Bélgica, Egito e Nova Zelândia
O governo do Irã oficializou, nesta quarta-feira (10), que sua seleção nacional não participará da Copa do Mundo de 2026. A decisão, anunciada pelo ministro do Esporte, Ahmad Donyamali, ocorre em represália aos ataques aéreos coordenados pelos Estados Unidos e Israel, que resultaram na morte do líder supremo Ali Khamenei há cerca de duas semanas.
A desistência acontece a poucos meses do início do torneio, sediado conjuntamente por Estados Unidos, México e Canadá. O ministro justificou o boicote afirmando que o país “não possui condições de segurança” para enviar atletas aos EUA, citando o estado de guerra e a perda de milhares de iranianos nos recentes conflitos na região do Golfo.
Impacto na Competição
O Irã estava integrado ao Grupo G, com partidas agendadas para Los Angeles e Seattle. A ausência da delegação na cúpula de planejamento da Fifa, realizada na semana passada em Atlanta, já sinalizava o afastamento.
Até o momento, a Fifa não se manifestou oficialmente sobre como será preenchida a vaga aberta no grupo, que conta com Bélgica, Egito e Nova Zelândia. Historicamente, desistências em cima da hora podem levar à convocação da seleção melhor ranqueada que não obteve a classificação ou ao W.O. nas partidas programadas.
