Estagiários voluntários do curso de veterinária auxiliaram no atendimento
O Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS, localizado no Campus-Sede, em Caxias do Sul, está recebendo animais de pequeno e grande porte resgatados dos locais atingidos pela tragédia climática dos últimos dois meses e encaminhados por ONGs e grupos de resgate.
Dois dos pacientes mais recentes são os suínos batizados de “El” e “Dourado”. Encaminhada ao IHVET pelo Grupo de Respostas a Animais em Desastres (GRAD), a dupla foi resgatada na cidade de Eldorado e passou por tratamentos para curar feridas na pele. Os “porquinhos” estão recuperados e aguardam para serem adotados.
Quem já tem um novo lar é a égua Arizona, resgatada em Canoas e encaminhada pela ONG Pé de Chulé. Por ter passado dias em contato permanente com a água, o animal apresentou um quadro raro chamado de Síndrome da Imersão. O tratamento de recuperação foi feito a partir de cuidados tópicos e com uso de células-tronco produzidas no Laboratório de Terapia Celular Experimental e Humana da UCS.
O atendimento aos animais foi realizado por estagiários voluntários do curso de Medicina Veterinária da UCS, sob supervisão dos docentes e médicos veterinários do Instituto. Leandro do Monte Ribas, professor e diretor-técnico do Instituto, reforça o papel de cidadania exercido principalmente pelos estudantes no cuidado à saúde animal.
O Instituto
O Instituto Hospitalar Veterinário da UCS é referência no tratamento à saúde animal no Estado. Somente neste ano, além do trabalho voluntário aos animais resgatados das enchentes, o Hospital já recebeu um lagarto e uma sucuri para realização de exames de tomografia computadorizada. O Instituto oferece atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais, tendo enfoque principal em cães e gatos.