Conheça mais sobre a história da Guarda e sobre as ações permanentes executadas pelos agentes em prol da cidade
A Câmara Municipal foi palco de uma homensagem pelos 25 anos da Guarda Municipal em Caxias do Sul. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (24) e contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Roberto Rosa e o comandante da corporação, Alex Oliveira Kulman, entre outros convidados.
A vereadora e também presidente da Casa, Denise Pessôa (PT), comandou a cerimônia, e a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) falou em nome dos demais vereadores. Tatiane reforçou a importância da Guarda na sociedade caxiense. “Homenageamos todos os integrantes desta organização civil, cuja missão é além de proteger os bens serviços em instalações municipais, é estar todo o tempo a serviço do cidadão. São mais de duas décadas em que esses homens e mulheres trabalham dia e noite para garantir a tranquilidade de toda a nossa comunidade”, disse.
Já o comandante da Guarda, Alex Oliveira Kulman, apresentou um histórico da Guarda. Ele falou ainda, sobre as ações da corporação na cidade. “Passou-se os anos e as demandas de segurança que exige uma cidade como Caxias do Sul foram trazendo a necessidade de investimentos cada vez maiores para o crescimento da nossa Guarda Municipal. Hoje o patrimônio continua sendo uma das nossas missões, aliás cuidamos de mais de 256 prédios públicos dentre eles escolas Unidades Básicas de Saúde(UBSs), museus, praças e parques, mas além disso, cuidamos e protegemos a vida das pessoas de Caxias do Sul”, afirmou.
Os vereadores Alexandre Bortoluz (PP) e Gilfredo de Camillis (PSB) também acompanharam a solenidade, além de outros agentes da Guarda que se fizeram presentes.
Conheça sobre a história da Guarda Municipal de Caxias do Sul
A Guarda foi criada em 1997 com o objetivo de proteger a vida, manter os direitos humanos fundamentais, além do exercício da cidadania e das liberdades públicas, a redução do sofrimento e a diminuição das perdas, o patrulhamento preventivo, o compromisso com a evolução social da comunidade, o uso progressivo da força e zelo pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município.
A Guarda Municipal, atualmente, trabalha na cidade com quatro operações permanentes. São elas:
:: Nômades, que atende denúncias de perturbação de sossego;
:: Cerca Viva, realizada duas vezes por semana, com o objetivo de vistoriar veículos para a prevenção primária de ilegalidades;
:: Largo da Estação, realizada em noites e madrugadas dos fins de semana e feriados, período com mais registros de condutores dirigindo sob influência de álcool;
:: Centro Legal, que busca desobstruir as calçadas da avenida Júlio de Castilhos e de outros pontos do centro da cidade.