Nova empresa deve assumir a gestão das duas unidades na terça-feira (9)
A Prefeitura de Caxias do Sul vai rescindir o contrato com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), responsável pela gestão das Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte. A informação foi anunciada pelo secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, durante reunião na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (3).
Segundo Bueno, uma nova empresa assume a administração das duas unidades a partir da próxima terça-feira (9), por meio de um contrato emergencial com duração inicial de 90 dias. O nome da instituição que deve assumir os serviços ainda não foi divulgado.
A mudança ocorre após semanas de instabilidade nas UPAs, marcadas por atrasos no pagamento de profissionais da saúde e pela paralisação de médicos. O secretário afirmou que o município decidiu não repassar recursos ao Ideas neste mês para evitar novos problemas relacionados ao pagamento dos trabalhadores.
Durante sua fala aos vereadores, Bueno também revelou que o instituto foi inscrito em dívida ativa do município por problemas na prestação de contas de aproximadamente R$ 6 milhões recebidos da Prefeitura.
O secretário classificou como ilegal a paralisação realizada por parte dos médicos das unidades. Segundo ele, o movimento não teria seguido os procedimentos exigidos pela legislação. Ainda conforme Bueno, os profissionais da UPA Central já receberam os salários, enquanto cerca de 41% dos médicos da UPA Zona Norte seguem com remunerações pendentes.
Questionado pelos parlamentares sobre o futuro da gestão das unidades, o titular da Saúde afirmou que considera a terceirização um modelo equivocado, mas disse que a municipalização das UPAs não pode ser implementada de forma imediata devido à falta de servidores para assumir os serviços.
Parlamentares de diferentes bancadas defenderam que o município inicie discussões sobre uma possível municipalização do atendimento, diante dos problemas enfrentados nos contratos de terceirização dos últimos anos.