O mercado de trabalho segue aquecido, com a criação de 1,2 mil vagas de trabalho formais
A economia de Caxias do Sul avançou 4,5% em outubro de 2024, impulsionada principalmente pelo setor de serviços, que registrou alta de 5,6% em relação ao mês anterior. Comércio e indústria também apresentaram resultados positivos, com crescimentos de 4,8% e 3,9%, respectivamente. Os dados fazem parte do relatório divulgado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias).
Na comparação com outubro de 2023, a economia local teve um crescimento de 9,1%, considerando os ajustes sazonais. O setor de serviços liderou, com uma impressionante alta de 20,4%, seguido pela indústria, que cresceu 6,9%. Por outro lado, o comércio sofreu retração de 3,7%.
No acumulado de 2024 até outubro, o desempenho geral foi positivo, com alta de 7,4%. Serviços se destacaram com crescimento de 15,5%, enquanto a indústria avançou 4,8% e o comércio teve alta modesta de 1,5%. No indicador de 12 meses, o crescimento consolidado foi de 5,8%, puxado novamente pelos serviços (16,1%).
O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Mélo Cardoso, destacou o desempenho robusto da economia caxiense em 2024, superior ao observado em níveis estadual e nacional. Segundo ele, o setor de serviços continua sendo o principal impulsionador, enquanto indústria e comércio apresentam recuperação gradual.
Apesar de prever um encerramento positivo para o ano, Cardoso apontou desafios, como a alta da taxa de juros, que pode impactar a economia em breve.
Indústria e empregos em alta
A indústria local registrou avanços expressivos em outubro. As vendas subiram 12,1%, e as horas trabalhadas aumentaram 11,2% em comparação a setembro. No acumulado do ano, as horas trabalhadas cresceram 13,7%, acompanhadas por um aumento de 18,1% na massa salarial.
O setor também foi um dos destaques na geração de empregos, criando 453 das 1.132 vagas formais abertas na cidade em outubro. No total de 2024, Caxias do Sul contabiliza a criação de 8,6 mil postos de trabalho, consolidando o mercado com 171.949 empregos formais.
Serviços impulsionam crescimento anual
Responsável por 29,6% da economia local, o setor de serviços foi o maior destaque do ano. Com alta acumulada de 15,5% em 2024, o segmento reflete a crescente demanda por suas atividades. Nos últimos 12 meses, o setor registrou um avanço de 16,1%, consolidando-se como o principal motor econômico de Caxias do Sul.
Comércio em recuperação
Embora tenha enfrentado uma queda de 3,7% em outubro em relação ao mesmo período de 2023, o comércio apresentou crescimento de 4,8% em comparação a setembro. No acumulado do ano, o setor registra alta de 1,5%, indicando uma trajetória de recuperação gradual.
Exportações e importações estáveis
O comércio exterior de Caxias do Sul teve leve crescimento de 3% no saldo da balança comercial em outubro, frente a setembro. No entanto, a comparação com outubro de 2023 revela uma queda de 45,3%, atribuída a mudanças nas condições do mercado global.