Padre Olavo Bombardelli, 62 anos, assume a paróquia no próximo ano
A partir de 2024, a Paróquia São Marcos de Otávio Rocha terá um novo pároco. De acordo com as nomeações da Diocese de Caxias do Sul, publicadas pelo bispo dom José Gislon no último sábado (2), o padre Olavo Bombardelli assume a paróquia do distrito de Flores da Cunha. A data da posse ainda não foi informada.
Nascido em Flores da Cunha no dia 27 de abril de 1961, padre Olavo tem 62 anos e assume no lugar do padre Mário Pasqual, que estava em Otávio Rocha desde 2021. Nos últimos dois anos, novo pároco esteve na Paróquia Jesus Ressuscitado, de Farroupilha. Para substituí-lo, foi nomeado o padre Carlos Augusto Bertotti.
De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese, o padre Mário Pasqual está em período de convalescença após uma queda e se recupera sob os cuidados da família. Sua transferência para uma nova paróquia deve ser publicada no começo do próximo ano.
Padre Olavo assume pela primeira vez a paróquia em que foi ordenado sacerdote, em janeiro de 1988, por dom Paulo Moretto (em memória). Seu lema sacerdotal é “tu és meu servo, eu te escolhi” (Is 41,9).
CONHEÇA O NOVO PÁROCO
Nascido em 27 de abril de 1961, em Flores da Cunha, Olavo Bombardelli ingressou em 1974 no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde completou o ensino fundamental e médio. No ano de 1980, foi residir no Seminário São Lucas, em Viamão, onde graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Em 1987, formou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. Em 1986, fez estágio pastoral na Paróquia São Benedito, em Cuiabá, Mato Grosso. Foi ordenado Diácono no dia 2 de agosto de 1987, na Paróquia da Sagrada Família, em Caxias do Sul. Em 24 de janeiro do ano, foi ordenado presbítero, por Dom Paulo Moretto, na Igreja São Marcos de Otávio Rocha, Flores da Cunha.
Sua primeira missão foi para fazer parte da Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias do Sul, onde permaneceu até 1993. Em 1994, foi nomeado para um projeto missionário Igrejas-irmãs, na Diocese de Santo André, São Paulo. No ano de 1999, retornou à região e assumiu como pároco da Paróquia Santa Fé, em Caxias Sul. No ano de 2008, passou a ser pároco da Paróquia Santos Apóstolos. Em 2017, assumiu como pároco na Paróquia São José, no Desvio Rizzo. Em 6 de março de 2022, padre Olavo foi empossado como pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado, de Farroupilha.
No decorrer destes anos, participou de alguns cursos de especialização. Em 1989, curso de especialização em capacitação e método Pastoral. Em 1991 e 1992, curso de especialização em Teologia Bíblica no Instituto da Pastoral, de Passo Fundo. Em 1993, fez o curso de Aperfeiçoamento Teológico em Montevidéu, no Uruguai com o teólogo Juan Luiz Segundo. Já em 1999, realizou o curso de Espiritualidade e Animação Missionária, no Centro Internacionale Animacione Missionária, em Roma, na Itália.