Estimasse que em 2030 a população idosa superará a população jovem no Brasil
A secretária de Assistência Social de Antônio Prado, Priscila Salamon, o presidente do Conselho Municipal, Sadi Macagnan e a assistente social do município, Cristiane Donazzolo participaram de entrevista na manhã desta quinta-feira (15) sobre o Dia Mundial de Combate a Violência contra idosos.
“Hoje nós temos o dia de sensibilização e conscientização sobre a violência contra os idosos. Todos nós somos responsáveis pela garantia do cumprimento dos direitos aos idosos”.
São consideradas violências contra idosos:
-violência física, psicológica, patrimonial e sexual.
-Abuso financeiro
-Discriminação
-Negligência
Segundo a assistente social do município, Cristiane Donazzolo a negligência é vinculada a diversas situações como por exemplo a famílias numerosas e que muitas vezes não dividem seus papéis sociais na família, a pessoa que fica com os bens geralmente assume toda a responsabilidade e não quer dizer que ela cumprirá com isso o que acaba por gerar conflitos e famílias que colocam a responsabilidade na figura feminina quando todos tem a responsabilidade como filhos o que é necessário para a família se unir para cumprir suas responsabilidades.
O idoso não se torna incapaz porém possui algumas necessidades especiais e um acompanhamento maior. “Existe uma violência que as vezes é velada. O idoso não é agredido mas as vezes um tom de voz alterado, o filho ou neto que retêm o cartão da aposentadoria e todo o dinheiro e esse idoso fica com receio de denunciar o familiar”. Nesses casos é necessário fazer a denúncia pelo disque 100 e órgãos competentes atuarão em visitas domiciliares para averiguação de uma possível negligência ou violência.
“É importante que o idoso e toda a sociedade tenham ciência de seus direitos e o estatuto do idoso trata sobre esses direitos que devem ser cumpridos e não podemos como sociedade regredi-los,” Donazzolo.
A secretária salienta que a Assistência Social visa auxiliar e orientar as famílias e possuem também o Centro de Convivência do Idoso conhecido como clube alegria de viver onde os idosos possuem atividades e esclarecimentos sobre seus direitos e todos são convidados a participar. Na próxima quarta-feira, dia 21, haverá uma palestra sobre direitos da pessoa idosa, a partir das 14h, no Centro de convivência e será aberto ao público.
O presidente do Conselho finalizou salientando que o percentual de pessoas idosas no mundo vem crescendo nos últimos anos. Atualmente são 30 milhões com mais de 60 anos e pra 2030 teremos mais idosos que jovens e adolescentes até 14 anos no Brasil.