Serviço de Fisioterapia e Fonoaudiologia pelo SUS
A Clínica Municipal de Reabilitação, inaugurada em maio de 2022 no Centro Especializado de Saúde (CES), localizado no centro de Caxias do Sul, completa um ano com mais de 9,8 mil atendimentos realizados. Destes, 3,7 mil são de fisioterapia, modalidade que antes só ocorria na rede pública de Caxias do Sul por meio de serviços conveniados. Os demais atendimentos realizados na Clínica são de fonoaudiologia.
A Clínica conta com uma sala de cinesioterapia, dois consultórios de fisioterapia e cinco de fonoaudiologia. Os atendimentos para crianças e adultos são individualizados, ou seja, cada paciente é acompanhado por um profissional durante as sessões, que ocorrem em média duas vezes por semana.
“A Clínica Municipal de Reabilitação é um avanço, pois na fisioterapia antes dependíamos apenas dos convênios e hoje temos essa disponibilidade no CES. É um conforto, um atendimento individualizado e de excelência que traz qualidade de vida para as pessoas atendidas. Parabéns às equipes, tanto da fisio como da fonoaudiologia, e que continuem esse belo trabalho. A população de Caxias só tem a agradecer”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.
“Esse é um serviço que nasceu em um momento de pandemia, pensado inicialmente para ampliar o atendimento de pacientes com sequelas pós-covid, mas que se consolidou e hoje atende aos mais diversos casos clínicos”, completa a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Uma das pacientes atendidas é Areolina Alves dos Santos (foto abaixo), 66 anos. Ela foi encaminhada para sessões de fisioterapia por causa de problemas na coluna e no quadril: “Está ótimo. Aqui tem atendimento especial, porque há uma pessoa acompanhando o tempo todo. Se o exercício está errado, ela (a fisioterapeuta) está ao lado e já corrige na hora”, relata a paciente, que é acompanhada pela fisioterapeuta Jaciéli Vargas.

Foram ofertados 12 mil horários de atendimentos
Em um ano, a Clínica proporcionou a abertura de mais 4,5 mil novos horários para atendimento em fisioterapia. Também foram ofertados mais de 7,8 mil horários para fonoaudiologia, totalizando mais de 12 mil horários disponibilizados. Contudo, um dado que prejudica é o alto número de faltas: 21% das horários marcados não tiveram atendimento porque os pacientes não compareceram.
Os encaminhamentos para a Clínica são realizados pela rede de saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou médicos especialistas da rede, conforme diagnóstico clínico.

Fotos: Juliane Ribas/Assessoria Prefeitura de Caxias do Sul