São mais de 12,5 mil horas/aula por mês e 200 professores dedicados ao projeto
Caxias do Sul é detentora da maior rede municipal de ensino de todo o Rio Grande do Sul, e está investindo mais de R$ 1 milhão e 12,5 mil horas/aula por mês no esforço pela recuperação da aprendizagem perdida durante a pandemia de Covid-19. O mais recente desdobramento da campanha empreendida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira (14), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, no Bairro Fátima. A edição 2023 do projeto VER Verão, realizado entre 2 e 24 de janeiro, atuará no socorro aos estudantes de anos iniciais do ensino fundamental até 4º e 5º anos que precisam urgentemente alcançar o ritmo da alfabetização comprometido durante quase dois anos de isolamento forçado pelo Coronavírus.
Cerca de 1,5 mil alunos serão atendidos pela iniciativa que abrange 35 escolas consideradas prioritárias – ao contrário de 2022, em que aconteceu por adesão, agora o processo terá lugar nas unidades de ensino onde se verificou maior prejuízo nos indicadores de aprendizado. Na realidade, desde o início do segundo semestre letivo deste ano, boa parte delas já vêm contando com o apoio de aproximadamente 200 professores especificamente dedicados ao Programa de Recuperação de Aprendizagem (PRA) desenvolvido pelo Município.
“Mesmo com o aumento nas taxas de aprovação em todos os estados, no aprendizado, comparando-se a proficiência média padronizada de 2019 para 2021 em Língua Portuguesa e Matemática, ficamos com indicadores abaixo em todas as unidades da federação, nos anos iniciais. Sem dúvida, o Brasil tem uma tarefa urgente em termos educacionais. Em Caxias do Sul, com os dados dos níveis de aprendizado das crianças consolidados em mãos, priorizamos o alargamento de horário dos profissionais de PRA nas escolas onde se observou maior necessidade. Para dar subsídio ao trabalho, todos passaram por uma capacitação específica em neurodidática”, revela a secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini.
Atividades em turno extra para os alunos. Formação adicional para os professores
A partir do segundo semestre deste ano, as escolas classificadas como prioritárias tiveram um alargamento de horário dedicado ao Programa de Recuperação de Aprendizagem (PRA). Algumas receberam horário adicional no turno regular das crianças e outras, no contraturno. Independentemente da configuração, todas receberam horários a mais para a operação de resgate dos estudantes com aprendizado comprometido pelo período de aulas remotas, híbridas ou interrompidas durante a pandemia.
“Ocorre que, ao final do ano, essas escolas ainda constam como prioritárias para nós e, então, estamos oportunizando o VER Verão. Para as escolas prioritárias e também para as que receberam estudantes em maio, que estavam fora do seu zoneamento. Também estamos possibilitando, assim como fizemos nas férias de inverno, que essas crianças que iniciaram o ano letivo em maio pudessem ter aulas durante o período do recesso escolar do inverno, que agora essas crianças também sejam priorizadas no atendimento”, afirma a diretora pedagógica da SMED, Paula Martinazzo.