Foram 9 votos contrários ao parecer que pedia a cassação e 13 favoráveis ao documento; Fantinel se absteve de votar
O processo de cassação do vereador caxiense Sandro Fantinel foi arquivado na tarde desta terça-feira (16). Ao todo, dos 23 vereadores, foram 9 votos contrários ao parecer e 13 favoráveis. Fantinel optou por não votar. A Sessão Extraordinária na Câmara Municipal iniciou por volta das 9h30min e foi encerrada quase cinco horas depois, quando foi suspensa, às 14h21min.
Dessa forma, Fantinel mantém seu cargo como vereador, mas continua respondendo aos processos na Justiça pela sua fala no plenário da Câmara de Vereadores, considerada xenófoba e de cunho racista. Na ocasião, ele fez um comentário relacionado aos mais de 200 trabalhadores resgatados em situação semelhante à escravidão, em Bento Gonçalves. A fala em questão, ocorreu em 28 de fevereiro.
Para que Fantinel fosse cassado, eram necessários pelo menos 16 votos favoráveis ao parecer do relator Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), que era favorável à cassação de seu mandato como parlamentar na Câmara de Caxias do Sul. A comissão era composta ainda pela presidente, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) e Felipe Gremelmaier (MDB).
CONFIRA COMO VOTARAM OS VEREADORES
Adriano Bressan – NÃO
Bortolla – NÃO
Cadore – NÃO
Camillis – SIM
Clovis Xuxa – NÃO
Edi Carlos (relator) – SIM
Estela Balardin – SIM
Felipe Gremelmaier – SIM
Fiuza – NÃO
Gladis Frizzo – NÃO
Juliano Valim – SIM
Lucas Caregnato – SIM
Marisol Santos – SIM
Prof. Zanchin – SIM
Rafael Bueno – SIM
Renato Oliveira – SIM
Ricardo Daneluz – NÃO
Rose Frigieri – SIM
Sandro Fantinel – ABSTENÇÃO
Scalco – NÃO
Tatiane Frizzo – SIM
Velocino Uez – NÃO
Zé Dambrós – SIM