A atração ressignificará o acessório, elemento que também ganhou evidência como artigo de segurança na pandemia
O tradicional Carnaval do Bloco da Velha de Caxias do Sul está voltando neste ano, em sua 11ª edição, após dois anos de interrupção por conta da pandemia do coronavírus. Nesta edição, o bloco evidencia o mistério da fantasia carnavalesca com o tema Baile de Máscaras. O evento marcará ratificará o espírito alvissareiro com as máscaras, desta vez, destinadas à folia. Pensando em ressignificar esse objeto tão marcante durante a pandemia do coronavírus.
O retorno às atividades do Bloco da Velha ocorrerá no dia 19 de fevereiro, domingo, das 14h às 22h, na rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa – Metalúrgica Abramo Eberle S/A, no bairro Exposição. A entrada será pelas ruas Treze de Maio e Tronca, esquina com a Rua Vereador Mario Pezzi.
A participação é gratuita, mas para quem desejar se divertir com ainda mais conforto, este ano, o Bloco oferecerá uma nova opção de ingresso: o Camarote Wave Premium, que contará com open food e bar, lounge e abadá personalizado, próximo ao palco com acesso exclusivo. Já o Camarote Wave (nomes alusivos à atual linha de vinhos e espumantes da Vinícola Nova Aliança, parceira do evento) permanecerá nos mesmos moldes das edições anteriores, com espaço privado, também junto ao palco, ambos com banheiros.
O músico Dan Ferretti comandará uma banda de 15 artistas, que agitará o público com sonorização potente distribuída em dois andares. A festa conta, desde já, com a setlist de ritmos nacionais do DJ Jorge “Mono” de Jesus. Neste ano, o grupo Mixturado, coordenado pelo bailarino Rodrigo Scherer, será o responsável por tornar o dia ainda mais divertido, juntamente com a bem-humorada personagem vivida pelo ator Davi Souza, a Bastiana. Isso tudo para encantar as famílias que tradicionalmente participam da atração lúdica.
O Bloco está preparado para reunir mais de 50 mil pessoas e contará com nova área de alimentação, espaço kids ampliado e uma grande estratégia de segurança, além de serviço de limpeza para iniciar imediatamente após o evento. A proposta contará com diversos bares, no entanto, não será permitida a entrada nos blocos e nos camarotes com qualquer tipo de bebida.
O acessório tema do Bloco da Velha 2023 foi introduzido em festas, como o Carnaval, no século XV, na Itália renascentista e durante o Carnaval de Veneza, e é usada em bailes e desfiles de fantasia até os dias de hoje. O papel histórico do artefato é semelhante ao do próprio Bloco, que em 2011 imprimiu uma nova forma de brincar nesse dia de festa. Além do Carnaval de clubes e os desfiles das escolas de samba, Caxias do Sul conhecera, naquele ano, a semente dos blocos de rua. Na primeira edição, eram apenas 250 foliões reunidos, comemorando a maior celebração de rua do país.
“A ideia do Baile de Máscaras é uma questão de respeito por tudo que ocorreu, mas, ao mesmo tempo, é a virada de chave. Agora, são novos tempos e esperamos que a humanidade tenha aprendido muito com o que aconteceu”, explica um dos organizadores, Guilherme Martinato. Ele ainda ressalta que o momento é o fim de uma longa espera por aquilo que todos nós precisamos: o contato, abraços, alegria e leveza, proposta da qual as famílias e os amigos se reúnem para brindar à festa com o intuito de celebração à vida, o Carnaval.
Os ingressos e os abadás estarão disponíveis para aquisição a partir do dia 23 de janeiro pela plataforma Minha Entrada no link e, presencial, na loja da Vinícola Nova Aliança (Rua Feijó Júnior, 164) e na Livraria Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570), ambos em Caxias do Sul.
O Bloco da Velha 2023 é uma realização da Livraria Do Arco da Velha e conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, apoio cultural da Racon Consórcios e Yeah Consórcios, e dos parceiros Vinícola Nova Aliança, Wave Brazilian Wine, Recolte, Alfa Laboratório, Cervejaria Felsen, Ioshi Sushi, Innamorato Caffè, Brazza e La Birra Cervejaria. A produção cultural fica a cargo da PGE Eventos, de Alan Siqueira e Bruno Vaz. Mais informações pelo telefone (54) 9 9655-7200.
Serviço
O que: 11ª edição do Carnaval de rua Bloco da Velha 2023
Quando: 19 de fevereiro, domingo, das 14h às 22h
Onde: Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa
Ingressos:
CAMAROTE WAVE (OPEN BAR): 1º LOTE: R$ 150
-Frisante Wave
-Chopp Felsen Pilsen
-Refrigerante
-Água
-Energético
-Vodka Smirnoff
-Sucos Nova Aliança
CAMAROTE WAVE PREMIUM (OPEN BAR E OPEN FOOD): 1º LOTE: R$ 250
-Vinhos Wave
– Espumantes Wave
– Frisante Wav
– Gin
– Ilha de drinks
– Chopp Felsen: Pilsen, Helles e IPA
– RegrigerantE
– Água
– Energético
– Vodka Smirnoff
– Sucos Nova Aliança
– Café Da Velha
– Pizza do Barra
– Sushi do Ioshi
– Hamburguer e espetinhos do Brazza
– Brownie Innamorato Caffè
– Mesa de frutas
– Sorvetes e picolés