Programação gratuita terá primeira atividade neste sábado (24) no Centro de Artes e Esportes Unificados
O Quindim pela Cidade está de volta! A 4ª edição do projeto acontece neste sábado (24), das 13h às 18h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Cidade Nova, em Caxias do Sul. A programação terá oficinas de arte e ciranda, apresentação da Fluência de Hip Hop, além do Espaço de leitura do Ateliê Araçari.
O movimento Quindim pela Cidade nasceu em 2022 e é uma iniciativa do Instituto de Leitura Quindim, conhecido como um centro cultural que promove a circulação de artistas, facilitando o acesso das famílias à cultura e à educação. O Instituto, preocupado com a democratização e o acesso à bens culturais, promove ao longo de 2024 quatro encontros para a troca entre os artistas e a população. O objetivo é que a arte e a cultura ocupem cada vez mais os espaços públicos da cidade.
Confira abaixo a programação completa do Quindim pela Cidade, no dia 24/02:
Das 13h às 18h: Espaço de leitura e Ateliê Araçari;
14h: Oficina “Cores da Natureza”, com Gio e Doug;
15h: Oficina “Ciranda”, Angela Pimentel;
16h: Apresentação da Fluência Casa Hip Hop.
A programação do Quindim pela Cidade terá ainda quatro encontros ao longo do ano de 2024. Em todos eles o Espaço de Leitura Quindim e o Ateliê Araçari estarão presentes com atividades para os participantes. Confirma abaixo os dias e locais onde acontecerão os próximos Quindim pela Cidade:
:: 15/06: Semana de Caxias, no Centro de Cultura Ordovás;
:: 24/08: Vielas Espaço Cultural, no bairro Euzébio Beltrão de Queirós (Marechal Floriano);
:: 05/10: 40º Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri.
O Quindim pela Cidade é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e conta com o apoio cultural de Pátio Eberle e Randoncorp.
Sobre o Instituto de Leitura Quindim:
O Instituto de Leitura Quindim (ILQ) é um espaço único, que celebra a literatura, localizado em Caxias do Sul (RS) e aberto para toda a sociedade. O Instituto tem o objetivo de garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas de serviço público no Brasil e no Exterior. São mais de nove anos de história e de apoio à infância, ao direito à educação de qualidade e ao amor pelas histórias, inspirando e proporcionando uma relação de trocas entre leitores, livros e arte. Desde sua criação em setembro de 2014, o Instituto já realizou mais de 120 ações nacionais e mais de 30 ações internacionais e pelo importante trabalho que realiza, foi declarado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.861/20.