Visitas devem ser agendadas
Foi reaberto na manhã desta terça-feira (10), o Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), local que havia ficado por cerca de quatro anos fechado por conta da pandemia e outras situações relacionadas a infraestrutura. Além disto, foi lançando o Pró-Fauna Serra, fortalecendo ações voltadas à educação ambiental e incentivo ao envolvimento ativo da comunidade na preservação dos ecossistemas locais.
Nesta terça, a visita foi realizada pela imprensa local e os alunos do CETEC Fundamental, sendo que agora novas ações educativas serão desenvolvidas pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), o 5º Batalhão de Bombeiro Militar e a campanha permanente Abrace Nosso Zoo, aberta para doações e apadrinhamento. A partir do programa Pró-Fauna Serra, essas e outras atividades contínuas já executadas no UCS Zoo passam a ser institucionalizadas, com certificação aos participantes.
A reabertura do UCS Zoo consolida um dos principais projetos de educação ambiental da Universidade, que fez do seu zoológico um centro de referência em recuperação e conservação de animais silvestres no Rio Grande do Sul. As visitas são gratuitas e ocorrem aos sábados e domingos, das 13h às 18h, para o público em geral; e às terças e quintas-feiras, manhã e tarde, para a comunidade escolar. Para ambos os casos, é necessário agendamento prévio a partir desse link.
De acordo com o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, a abertura do Pró-Fauna Serra foi graças ao investimento do Ministério Público, com o valor de R$ 330 mil, além de emendas parlamentares e investimentos da própria instituição. No entanto, o zoológico tem um custo mensal de aproximadamente R$ 60 mil. Para isto, a UCS procura por apoiadores.
“Nós criamos a campanha Abrace Nosso Zoo, porque nós não cobramos entrada nenhuma, nós aceitamos doações espontâneas via site e também os QR codes espalhados pelo ambiente, mas nós precisamos que pessoas e empresas adotem os recintos. Assim terão a sua marca colocada junto ao recinto, além de seu nome no site e isso vai nos ajudar na manutenção. O IBAMA também nos ajuda, a nossa Fundação Universidade de Caxias do Sul também coloca aportes financeiros aqui, mas nós precisamos do apoio para que isso continue sendo uma realidade, que o processo educativo que está reiniciando agora não pare nunca”.
O zoológico tem atualmente 88 animais de 47 espécies. Os bichos presentes no UCS Zoo são todos resgados de ocorrências diversas. Após o tratamento realizado na clínica veterinária da instituição, eles são, na medida do possível visando a saúde dos mesmos, devolvidos à natureza.