Alagamentos ocorriam a anos na região
Após mais de 1 mil caminhões caçamba de terra, esforços de dezenas de funcionários da Secretaria de Obras (Smosp) e cerca de 13 meses de trabalho, foram concluídos os trabalhos de manutenção na galeria de macrodrenagem e aterramento da Avenida São Leopoldo, na região central de Caxias do Sul.
Esses trabalhos tiveram início em março de 2022. O trabalho envolveu a remoção de estabelecimentos e a escavação de uma extensa área. Grande parte da terra removida precisou ser novamente levada para finalizar o aterro. Conforme a Prefeitura, uma porção da área (lote 033) está sendo devolvida aos proprietários.
A restauração da antiga estrutura, que havia sido obstruída, resultando no represamento das águas, envolveu a escavação da área afetada e a remoção da estrutura comprometida. A manutenção foi realizada por meio da montagem de 24 aduelas, reconstruindo o trecho danificado. Essa ação ocorreu em 13 de abril deste ano.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, diz que essa intervenção é de extrema importância para garantir a adequada drenagem na região, evitando problemas de alagamento e contribuindo para a segurança e a qualidade de vida dos moradores e comerciantes próximos à Avenida São Leopoldo.



Fotos: Ederson de Oliveira/Assessoria Prefeitura de Caxias do Sul