A cidade foi decretada em situação de emergência no dia 8 de maio, porém mudanças nos critérios a retiraram da listagem
Na tarde de terça-feira (14,) o prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Mole, um representante da Assessoria Jurídica e da Defesa Civil do município participaram de uma reunião de alinhamento com prefeitos da região da CREPDEC 9.
A conversa teve à finalidade de ajustar a reclassificação ou inclusão dos municípios em situação de calamidade ou situação de emergência nível 1 ou 2 no decreto do Governo do Estado.
No dia 8 de maio Antônio Prado foi declarada em situação de emergência pelo Estado, porém alguns critérios foram modificados, sendo necessário novamente o pedido de inclusão da cidade na lista. Cerca de 31 municípios foram retirados da listagem após esta alteração.
Conforme orientações da Coordenadoria da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o município realizou novamente o requerimento na tarde de terça-feira (14), solicitando a reclassificação da intensidade dos desastres para o município na área urbana e rural que foram diretamente atingidos pelas chuvas torrenciais.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul assegurou que até esta quarta-feira (15), será publicado o novo decreto incluindo estes municípios.
Se declarados em Situação de Emergência ou de Calamidade Pública estes municípios terão os prazos de pagamento de tributos federais prorrogados aos munícipes, entre outros benefícios concedidos.