A visita integra a atividade denominada “Projeto de Vida”
No dia 10 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Antônio Prado, Vanderlei Cescon (MDB), e funcionários recepcionaram os alunos do 3º ano do Colégio Ulisses Cabral durante atividade desenvolvida pelo “Projeto de Vida”. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “Projeto de Vida” é um componente curricular do Novo Ensino Médio, de acordo com a Lei nº 13.415/2017, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional.
A nova lei cita que o Ensino Médio deve atender às necessidades de formação geral indispensáveis ao exercício da cidadania e construir “aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e também com os desafios da sociedade contemporânea”, como definido pela BNCC.
Sendo o Ensino Médio a última etapa da Educação Básica, que aproxima os estudantes do ingresso na universidade e o início de sua vida profissional, é importante que eles estejam preparados para essa nova fase. Assim, um dos principais objetivos do Novo Ensino Médio é permitir que eles desenvolvam condições para decidir seu futuro profissional e pessoal, proporcionando o contato com os mais diversos saberes para tomar decisões.
O Novo Ensino Médio torna obrigatório que o projeto de vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas, para desenvolver determinadas habilidades, como cooperação, compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor.
O diretor da Câmara Municipal, Murilo dos Santos Almeida mostrou aos alunos a estrutura física do prédio, sede do legislativo pradense, como a sala da presidência e sala de reuniões. Na Sala Legislativa Olímpio Roveda, local onde ocorrem as sessões legislativas, os adolescente tiveram a oportunidade de conversar com o presidente Cescon. Em sua apresentação, o diretor explicou as funções, atribuições e leis que regem o Poder Legislativo, logo após interagiu com os alunos respondendo aos seus questionamentos.
Fonte: Legislativo Pradense | crédito da foto: Cau Guebo