Igreja foi inaugurada em 14 de outubro de 1899
Teve início neste domingo (13), a programação jubilar de 125 anos da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, também conhecida como Paróquia Santa Teresa D’Ávila. A missa de abertura foi celebrada pelo bispo dom José Gislon. Antes da celebração, foi encenada a chegada dos imigrantes italianos em 1875, momento histórico que marcou o início da devoção a Santa Teresa D’Ávila, escolhida como padroeira em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.
Durante a celebração religiosa, a comunidade relembrou a trajetória da igreja, que começou com pequenas reuniões em casas e capelas provisórias até a construção de um pequeno templo de madeira, que mais tarde deu lugar ao prédio da atual Catedral Diocesana, inaugurado em 14 de outubro de 1899. No ano seguinte, em 1900, a igreja foi dedicado durante as festividades de Santa Teresa. Em 1934, com a criação da Diocese de Caxias do Sul, a Igreja Matriz foi elevada à categoria de Catedral.
Um momento importante da celebração foi a leitura do decreto da Penitenciaria Apostólica da Santa Sé. O documento concede indulgência plenária aos fiéis que visitam a Catedral e participam nas celebrações jubilares, que se estendem até 15 de outubro de 2025.
Em sua homilia durante a missa, dom José destacou a relevância histórica e espiritual da paróquia para a comunidade caxiense, desde a chegada dos imigrantes italianos, enfatizando como a fé moldou a vida e o trabalho das pessoas. Ele também ressaltou a importância de continuar acolhendo as novas gerações, mantendo viva a missão da igreja.
Após a benção final, a comunidade se reuniu nas escadas da igreja para um momento de confraternização, onde foram cantados parabéns com o toque dos sinos. O encerramento contornou com a distribuição de cupcakes e uma queima de fogos, comemorando o início do ano jubilar.