Lajeado concentra o maior número de pessoas acolhidas; 143 municípios já registraram ocorrências relacionadas ao mau tempo
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram 461 pessoas desabrigadas, conforme monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. A maior concentração de pessoas acolhidas está em Lajeado, no Vale do Taquari, onde 201 moradores estão abrigados no Parque do Imigrante.
Na sequência aparecem os municípios de Muçum, com 46 desabrigados, Estrela, com 45, e Encantado, com 40 pessoas acolhidas.
De acordo com a medição realizada às 14h30, o Rio Taquari atingiu a marca de 23,42 metros, registrando elevação de 29 centímetros em uma hora. O nível está 4,42 metros acima da cota de inundação, estabelecida em 19 metros, que foi ultrapassada às 5h30 desta quarta-feira.
Ao todo, dez municípios registram pessoas desabrigadas: Lajeado, Muçum, Estrela, Encantado, Santa Cruz do Sul, São Sebastião do Caí, Roca Sales, Passo Fundo, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul.
Segundo a Defesa Civil Estadual, 143 municípios já comunicaram ocorrências relacionadas às chuvas intensas e às rajadas de vento. Até o momento, o Estado registra uma pessoa ferida e nenhuma morte em decorrência dos temporais, conforme o boletim mais recente divulgado pelo órgão.