Cota única pode ser quitada até 6 de fevereiro; arrecadação antecipada já supera R$ 154 milhões em Caxias do Sul
Encerra nesta sexta-feira (6) o prazo para pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de até 10%, em Caxias do Sul. A opção permite economia ao contribuinte e antecipa recursos que integram o orçamento municipal para custeio de serviços e investimentos públicos.
Até o dia 3 de fevereiro, a arrecadação com pagamentos antecipados chegou a R$ 154.073.714,73, referentes a 148.678 inscrições imobiliárias que quitaram o imposto à vista. O número representa uma das maiores antecipações de arrecadação dos últimos anos.
As guias de pagamento podem ser emitidas pelo aplicativo Cidadão Online e pelo site oficial da Prefeitura, onde também é possível consultar a inscrição cadastral do imóvel. O número da inscrição pode ser encontrado em boletos de IPTU de exercícios anteriores. Para atendimento presencial, os contribuintes podem procurar o Centro Administrativo Municipal ou o Tudo Fácil, no Bourbon Shopping San Pelegrino.
A ampliação do uso de canais digitais tem impactado diretamente no volume de pagamentos antecipados. Desde 2025, o IPTU passou a ser emitido exclusivamente em formato digital, eliminando o envio de carnês físicos e reduzindo custos operacionais.
Parcelamento
Quem não optar pela cota única poderá parcelar o IPTU 2026 em até quatro vezes, com os seguintes vencimentos:
1ª parcela: 10 de abril
2ª parcela: 11 de maio
3ª parcela: 10 de junho
4ª parcela: 10 de julho