A indústria foi o setor que mais impulsionou esse resultado, com 584 postos de trabalho criados
Farroupilha registrou, entre janeiro e maio de 2025, o melhor desempenho na geração de empregos formais dos últimos anos. Nesse período, o saldo foi de 851 novas vagas com carteira assinada, superando os resultados dos anos anteriores: 808 em 2022, 482 em 2023 e 680 em 2024.
A indústria foi o setor que mais impulsionou esse resultado, com 584 postos de trabalho criados. Na sequência aparecem os setores de serviços (175 vagas), comércio (113) e agropecuária (2). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e refletem o bom momento da economia local e o fortalecimento do setor produtivo no município.
Além dos números positivos, a Prefeitura, por meio do Balcão do Trabalhador, mantém um trabalho permanente de apoio à população na busca por colocação no mercado. Atualmente, mais de 200 vagas de emprego estão abertas para encaminhamento, distribuídas em mais de 50 áreas de atuação diferentes. O serviço funciona como elo entre empresas e profissionais, contribuindo para a empregabilidade e o desenvolvimento econômico da cidade.
O prefeito Jonas Tomazini destaca que a geração de empregos é resultado direto da confiança e do investimento dos empresários locais. “O poder público não gera empregos diretamente — quem gera empregos é a iniciativa privada, através dos nossos empresários, que acreditam e investem em Farroupilha. Ao município, cabe a responsabilidade de criar um ambiente favorável para os negócios, com apoio ao empreendedorismo. É assim que contribuímos para a geração de oportunidades e para o fortalecimento da economia local”, afirma.