O espaço vai receber os vendedores que estão ocupando as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano, no Centro
As bancas do Centro de Capacitação e Comércio foram sorteadas na manhã desta terça-feira (11), no Caxias Plaza Shopping. O local vai ser ocupado por 76 lojas de quatro metros quadrados cada uma, que serão alugadas pelos vendedores de rua de Caxias do Sul.
Nesta etapa de realocação dos comerciantes, foram sorteados 40 números para a ocupação das bancas do Centro. O processo foi conduzido pelo diretor da Central de Licitações, Leonardo Weinert Corrêa.
O prédio, locado pelo município, tem dois pisos. O térreo, que pode ser acessado tanto pela avenida Júlio de Castilhos, quanto pela rua Sinimbu, acomoda a área de comércio, ocupada com 76 bancas aptas para receber os vendedores. O segundo piso terá os espaços de capacitação, incluindo suporte com tradução para o francês, por meio do Núcleo de Extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A longo prazo, o objetivo é de que o aluguel das bancas seja pago pelos próprios vendedores, enquanto que o município fica responsável pelas salas restantes.
Segundo o secretário de Urbanismo, Adriano Bressan, os próximos 15 dias serão destinados para os ajustes finais do projeto e posteriormente se inicia a transferência dos ambulantes para o local. Bressan ainda comentou que, inicialmente, haviam 86 bancas, mas muitos dos candidatos acabaram indo para o mercado formal de trabalho e outros voltaram para os seus países de origem.
Atualmente, são 47 bancas aptas para receber os vendedores que estão ocupando as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano, no Centro.
Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), que gerenciará o espaço, todos os comerciantes serão microempreendedores individuais (MEIs) e, os que ainda não são, passam pelo processo de formalização, com o apoio da Sala do Empreendedor.